Não foi por falta de aviso
Fonte: Canva
Theo Vieira Larratéa
Biólogo, Mestre em Diversidade e Manejo da Vida Silvestre. Voluntário nos resgastes da enchente de maio de 2024 -Autor convidado.
Não foi por falta de aviso e estamos fadados a repetir, caso nossos governantes continuem não nos escutando.
Dentre todos os profissionais que atuam com meio ambiente, nós biólogos também somos negligenciados há décadas, lembrando que não é uma exclusividade nossa. Os governantes simplesmente ignoram, por questões políticas, os nossos alertas sobre as consequências da negligência que o meio ambiente vem sofrendo. Todos os modelos, estudos e alertas que os profissionais da biologia fizeram nos últimos anos, não só se confirmaram, como se concretizaram. O meio ambiente colapsou, pela falta de cuidado, pelo manejo relapso e principalmente pela flexibilização que as leis ambientais sofreram.
Não precisamos nem falar das últimas décadas, podemos simplesmente falar dos últimos nove meses, nos quais cinco enchentes destruíram cidades. Os eventos climáticos que o estado do Rio Grande do Sul passou e ainda passa demostram perfeitamente o descaso das autoridades competentes. Não é só o fato de os biólogos estarem afirmando que deslizamentos provocados pelo avanço do desmatamento iriam acontecer de forma drástica, que o avanço de construções em áreas de preservação permanente (APPs) estaria destruindo as matas ciliares, e que tudo isso teria um custo muito alto para a infraestrutura das cidades e para as vidas humanas.
E parece que nada do que aconteceu serviu para uma reflexão por parte dos governantes, pois estamos vendo alterações e propostas de alterações de leis que flexibilizam ainda mais a legislação ambiental, como o Projeto de Lei nº 364/2019. É preciso que os nossos governantes não apenas escutem, mas acatem as orientações dos profissionais da área, que são os únicos qualificados para a tomada de decisões que englobam o complexo que é o nosso meio ambiente.
PALAVRA DO PRESIDENTE
ARTIGOS
NOTÍCIAS
SESSÕES ESPECIAIS
REFERÊNCIA LEGISLATIVA
BRASIL Projeto de Lei nº364/2019. Dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa dos Campos de Altitude associados ou abrangidos pelo bioma Mata Atlântica. Brasília, DF: Câmara dos Deputados [2019]. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2190986 Acesso em: 22/08/2022.
Visite nosso site, www.astecpmpa.com.br, curta e compartilhe nas redes sociais.