top of page
Screenshot_2.png

Há mais de duas décadas, a Astec passou a editar um periódico que acabaria por se tornar um instrumento de registro da memória da associação. Desde o último ano do século passado, o Jornal da Astec passou por diversas transformações Hoje, a Revista da Astec, em dois formatos – on-line e impresso -, segue gravando as lutas e fatos da história da Associação dos Técnicos de Nível Superior do Município de Porto Alegre, a Astec.

Esta edição de número 50 é um marco na história Astec, que tem como missão “buscar a valorização profissional dos técnicos de nível superior do município de Porto Alegre”, norteada pela visão de “ser uma referência como entidade associativa eficaz na defesa desses profissionais na prefeitura da capital. Registrar a trajetória desta entidade tem sido o objetivo da Revista da Astec, há 22 anos.

A primeira edição, circulou a partir de dezembro do ano 2.000, com o nome de Jornal da Astec. Foram três números, até agosto de 2001, com apenas quatro páginas. Mas, na medida em que a entidade intensificava sua influência e ampliava suas ações e os serviços oferecidos aos associados, foi necessário ampliar também o espaço para relatar tudo isso. Dessa forma, a publicação foi crescendo – primeiro, para oito páginas, depois, para 12, e assim por diante.

img 27.png

A partir da 25ª edição, em maio de 2009, o jornal foi sucedido pela Revista da Astec, com novo planejamento gráfico e, inicialmente, com 16 páginas, número que seguiu aumentando rapidamente.  

Edição 33, um marco

img 41.png

Em julho de 2013, vieram mais novidades, no intuito de aprimorar o veículo de comunicação, contribuindo para a qualificação das produções dos associados, em especial, para a participação em concursos e progressões do serviço público. Com o acompanhamento da bibliotecária Carmem Lappolli von Hoonholtz, diretora Cultural da Astec, a partir da edição nº 33, os artigos técnicos passaram a seguir as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com o objetivo de adequar-se ao caráter científico desse tipo de texto.

Além de passar a trazer, na capa, um QR Code – abreviação, em inglês, de Quick Response Code ou código de resposta rápida, para acessar a publicação pela câmera do celular – foi disponibilizado no site www.astecpmpa.com.br, um documento de instrução para autores de artigos, a fim de facilitar a formatação adequada dos textos.

Outra conquista significativa, foi o registro ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas: ISSN 2317-6407. É o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Por meio dele, a Revista da Astec passou a ser inserida nas bases de dados de diversas bibliotecas, repositórios e outras instituições ao redor do mundo.

Edição especial de 20 anos da Astec

img 39.tif

A super edição especial de 20 anos da Astec, lançada em outubro de 2014, contou as duas décadas de história da associação, relembrando episódios como: o triste capítulo do fim do Montepio dos Funcionários Municipais, em 1994; a virada da entidade na entrada do século XXI; a construção do Previmpa e luta pela conquista da integralidade da Gratificação de Incentivo Técnico (GIT), em 3 de março de 2010, dentre outras passagens.

Essa edição nº 35 também deu a palavra a todos os que haviam sido presidentes da Astec até então. Na oportunidade, destacaram as principais contribuições de suas gestões para a construção da entidade e as conquistas dos técnicos de nível superior e dos municipários, nas suas lutas pela valorização profissional, bem como em favor da cidade.

Atualização tecnológica

Destacada como uma das mais atuantes dentre as entidades representativas de servidores, a Astec investiu na facilitação do acesso às informações. A partir da 46ª edição, a Revista da Astec passou a ser publicada em formato on-line e, desde o número 49, circula também em formato impresso. Os exemplares físicos são distribuídos aos associados e levam as notícias dos técnicos de nível superior a todos os gabinetes da Câmara Municipal, aos secretários municipais e gabinete do prefeito, bem como a diversas bibliotecas municipais, sem esquecer que, por meio do ISSN, seguem integrando bases de dados de  bibliotecas, repositórios e outras instituições em todo o planeta.

Confira todas as edições on-line e impressas legíveis em modelo flip, no link: astecpmpa.com.br/revista-astec-pdf/.

Notícias | Revista da Astec, v. 23, n. 50, março 2023.

parceiro.jpg
bottom of page