top of page

PALAVRA DO PRESIDENTE

Superávit ou déficit

Superávit ou déficit

Fonte: Freepik

Presidente_Irineu_Foschiera.jpeg

Eng. Agr. Irineu Foschiera 

Presidente da Astec 

Gestão 2023-2024

No último dia 24 de janeiro, o vice-prefeito Ricardo Gomes e o secretário da Fazenda, Rodrigo Fantinel, anunciaram um superávit de R$ 516 milhões no ano 2022. Fosse a prefeitura uma empresa privada, teria alcançado o objetivo: cortes de gastos e um lucro extraordinário. Não esclareceu o secretário o custo social para a cidade ter gerado esse superávit.

A começar pela redução na folha de pagamento, a inflação medida pelo IPCA de maio de 2016 a dezembro de 2022 foi de 39,56%, sendo que desse total apenas 10,06% foram repostos, no ano passado.

Na gestão Sebastião Melo, as perdas foram de 21,42%. Isto significa que, subtraindo-se os 10,06%, as perdas só na atual gestão ainda chegam a 11,36%.

No Previmpa, a opção foi sobretaxar a contribuição dos servidores além de transferir 1.600 pensionistas de um regime de previdência para outro, via ressegregação de massas, sem o devido aporte de recursos. Ou seja, transferiu-se uma dívida da prefeitura para a conta dos próprios servidores. Acrescenta-se a isso a falta de contratação de funcionários em substituição às aposentadorias e exonerações.

Como técnicos da prefeitura, atendemos e conhecemos bem a situação deficiente e em processo acelerado de precarização experimentada, especialmente nos últimos 6 anos, nos postos de saúde, nas escolas, no saneamento e nos demais serviços públicos prestados nos bairros e vilas, por falta de investimentos e pela terceirização. Evidente fica, portanto, que o superávit contábil anunciado tem origem em um enorme déficit de serviços prestados à população e à cidade!

A Revista da Astec chega à sua quinquagésima edição. Uma longa história contada por diversos acontecimentos e muitos colaboradores, desde o ano 2000. Em cada uma das edições, foram despendidos trabalho e colaboração de associados com notícias, artigos, opiniões, organização de lutas, denúncias, lazer e entretenimento. Nesta edição, destacamos o Jantar comemorativo aos 28 anos da Astec e a belíssima homenagem aos colegas aposentados no último período, além de uma série de artigos de interesse técnico, notícias e da apresentação da diretoria e conselhos Deliberativo e Fiscal, que têm a responsabilidade de conduzir a entidade neste biênio 2023-2024.

Convidamos você à conferir essa diversidade de materiais interessantes, produzidos por associados e colaboradores convidados.

 

Uma boa leitura!

Notícias | Revista da Astec, v. 23, n. 50, março 2023.

convenio 2.png
bottom of page