top of page

Biblioteca da EGP:
um registro da história 

Foto 1: Comemoração do aniversário, bibliotecários, coordenador EGP e secretário SMAP

Comemoração do aniversário, bibliotecários, coordenador EGP e secretário SMAP

Fonte: Dos autores

Gicele Farias Gomes

Gicele Farias Gomes
Bibliotecária da PMPA, coordenadora da Biblioteca da Escola de Gestão Pública da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio. 

Fernando Telles de Paula

Fernando Telles de Paula
Bibliotecário da PMPA, lotado na Biblioteca da Escola de Gestão Pública da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio.

Resumo

Este artigo tem por objetivo registrar a história da biblioteca da Escola de Gestão Pública, a função da biblioteca como suporte à Escola de Gestão e seu papel na formação de leitores da PMPA. Apresenta as diversas ações culturais desenvolvidas e sua importância para a divulgação da biblioteca. Destaca as ações realizadas na comemoração do aniversário de 10 anos da mesma.


Palavras-chave: Biblioteca da Escola de Gestão Pública (EGP). Biblioteca especializada. Ações culturais. 10 anos da biblioteca.

A Biblioteca da Escola de Gestão Pública de Porto Alegre (EGP): um pouco da história

A Biblioteca da EGP é uma biblioteca especializada nas áreas de Administração e Administração Pública, porém seu acervo contempla obras das várias áreas do conhecimento. Fundada no dia 28 de setembro de 2012, na então Secretaria Municipal de Administração (SMA), a biblioteca está vinculada à Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SMAP) da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. A biblioteca foi criada através do Decreto Municipal nº 17.997 e tem como objetivo dar suporte técnico aos cursos oferecidos pela Escola de Gestão e suprir as necessidades informacionais dos servidores, residentes técnicos e estagiários da PMPA. A biblioteca fica localizada no 14º andar, no Edifício Intendente José Montaury, na rua Siqueira Campos, 1300. Seu espaço reúne o acervo físico, área de estudo, leitura e pequenas reuniões, computadores para acesso à Internet e consulta ao catálogo on-line. Os principais serviços oferecidos são: empréstimo de acervo; orientação do usuário na busca da informação; ações culturais de incentivo à leitura, revisão das normas de formatação, referências bibliográficas e ficha catalográfica das publicações da EGP. 

Foto 2: Cineclube especial de aniversário

Com cerca de três mil e quinhentas obras, o acervo abrange as áreas de Administração de Empresas, Gestão Pública, Literatura Brasileira, Estrangeira, Sul-Rio-Grandense e Infanto-Juvenil, Psicologia, Filosofia, Sociologia, História e publicações sobre a cidade de Porto Alegre, entre outras. Em 2017, a biblioteca passou a ter o acervo totalmente informatizado, disponibilizado no catálogo eletrônico do Sistema Pergamum para consulta on-line pelos usuários. Os bibliotecários da Biblioteca EGP fazem parte da Comissão Permanente de Catalogação da Rede de Bibliotecas da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, criada através do Decreto nº 19.446/2016. A Comissão é constituída pelos bibliotecários servidores da PMPA, da Administração Direta e Indireta, com graduação em Biblioteconomia e registro no Conselho Regional de Biblioteconomia da 10º Região.

Cineclube especial de aniversário

Fonte: Dos autores

Ações culturais na Biblioteca

As ações culturais em biblioteca têm papel fundamental para divulgar e proporcionar aos seus usuários momentos de contato com novos conhecimentos e troca de experiências, uma aproximação e integração com o local, com o acervo e demais serviços, além de oportunizar que eles se sintam parte do ambiente. 

Nesses 10 anos de existência, a Biblioteca da EGP desenvolveu no espaço da biblioteca diversas atividades de caráter cultural. Essas ações tiveram como objetivo a divulgação da biblioteca entre os servidores e incentivo ao hábito da leitura. A primeira atividade cultural na Biblioteca da Escola de Gestão Pública foi o Sarau Literário, após a sua inauguração, teve como objetivo divulgar e ampliar o acervo através de campanha de doação de livros. Entre as atividades de divulgação e promoção da leitura, destaca-se também o Bate Papo com o Escritor, ação em formato de entrevista, de incentivo à produção da escrita, com participação de escritores, entre eles, colegas servidores municipais que divulgaram suas obras. Na busca de outras linguagens e expressões, a biblioteca criou o evento Curta! Ao meio-dia, que consiste na exibição de curtas-metragens no intervalo do almoço, em um cenário que remete à sala de cinema. Desenvolveu também o projeto Sopa de Letras que abordou a vida e obra do escritor inglês Charles Dickens, com apresentação do filme Um Conto de Natal onde os servidores convidados foram recepcionados com chá e bolinhos ingleses, com ambientação de época.

Na área da expressão artística, foram organizados os encontros musicais Ensaios: música ao meio-dia com o público interagindo com seus instrumentos musicais e canções de todos os estilos, trazendo novamente a experiência sensorial de situar a plateia dentro do cenário proposto, neste caso, o de um palco musical.  

Foto 3: Música ao meio-dia

Música ao meio-dia

Fonte: Dos autores

Com relação a ações culturais externas, a Biblioteca participou de várias edições da Feira de Troca de Livros promovida pela Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. Em novembro de 2019, na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre, a Biblioteca da EGP divulgou os serviços e acervo em conjunto com as bibliotecas pertencentes à Comissão Permanente de Catalogação da Rede de Bibliotecas da PMPA. Alusivo ao dia da mulher promoveu o encontro Roda de Conversa na Biblioteca: elas por elas, conversa informal com uma jornalista e produtora de conteúdos em podcast, em março de 2020.

No período da pandemia, a Biblioteca da EGP realizou, no mês do aniversário, o seu primeiro evento on-line Conversa com Escritores, um       bate-papo sobre os processos criativos da escrita, conforme roteiro elaborado pelos bibliotecários da EGP. 

No retorno às atividades presenciais, desenvolveu a ação referente ao Dia Internacional de Doação de Livros com o objetivo de incentivar a doação, troca e compartilhamento de livros e a Exposição de Livros sobre Porto Alegre e PMPA, em comemoração aos 250 anos do município, ambas realizadas no saguão do Edifício Intendente José Montaury. A biblioteca incentiva as obras dos servidores escritores da PMPA através de publicações da biblioteca, como o Boletim e o Card Comemorativo (Dica do Dia), divulgados via e-mail e redes sociais. No Boletim destaca-se também o Escritor do mês e o Glossário Administrativo.  

Foto 4: Exposição de livros de Gestão do acervo da biblioteca

As comemorações de dez anos da biblioteca contaram com uma semana de atividades culturais: Cineclube Especial, com a exibição do curta de animação Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore, apresentação da Linha do Tempo da Biblioteca: 10 anos de história e uma conversa sobre a Biblioteca do Futuro com bibliotecária convidada; Exposição: livros de gestão e administração pública do acervo da biblioteca; Ensaios: música ao meio-dia, apresentação musical dos servidores da PMPA e a Feira de Troca de Livros entre os servidores e estagiários.

Exposição de livros de Gestão do acervo da biblioteca

Fonte: Dos autores

No retorno às atividades presenciais, desenvolveu a ação referente ao Dia Internacional de Doação de Livros com o objetivo de incentivar a doação, troca e compartilhamento de livros e a Exposição de Livros sobre Porto Alegre e PMPA, em comemoração aos 250 anos do município, ambas realizadas no saguão do Edifício Intendente José Montaury. A biblioteca incentiva as obras dos servidores escritores da PMPA através de publicações da biblioteca, como o Boletim e o Card Comemorativo (Dica do Dia), divulgados via e-mail e redes sociais. No Boletim destaca-se também o Escritor do mês e o Glossário Administrativo.  

Ações culturais na Biblioteca

As bibliotecas são excelentes aliadas na aprendizagem organizacional e no desenvolvimento e aprimoramento de produtos, serviços e procedimentos. O presente artigo buscou registrar a trajetória da biblioteca da EGP nesses 10 anos de existência e sua importância na atuação junto à Escola de Gestão auxiliando a mesma a cumprir sua missão institucional. Nesse período, a biblioteca realizou diversas campanhas e parcerias para aquisição de acervo já que não possui recursos próprios para compra de livros. 

Foto 5: Feira de troca de livros

Aniversário BIBEGP 10 anos 5 (1).jfif

Fonte: Dos autores

Foto 6: Bolo comemorativo 10 anos

Aniversário BIBEGP 10 anos 6 (1).jfif

Fonte: Dos autores

Referências

FIGUEIREDO, N. M. Bibliotecas universitárias e especializadas: paralelos e contrastes. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 7, n. 1, p. 9-25, 1979. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/v/a/2354. Acesso em: 24 ago. 2021.

 

FLUSSER, Victor. A biblioteca como instrumento de ação cultural. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 16., 1991, Salvador. Anais... Salvador: Associação Profissional dos Bibliotecários do Estado da Bahia, 1991.

 

FONSECA, Edson Nery da. Introdução à biblioteconomia. São Paulo: Pioneira, 2007.

 

MARTINS, Wilson. A palavra escrita: história do livro, da imprensa e da biblioteca. São Paulo, Ática, 1998.

 

ORTEGA, C. D. Relações históricas entre biblioteconomia, documentação e ciência da informação. DataGramaZero, v. 5, n. 5, 2004. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/5664. Acesso em: 18 ago. 2021.

 

PORTO ALEGRE. Decreto nº 17.997, de 28 de setembro de 2012. Altera a estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Administração(SMA), o inc. IV do art. 2º do Decreto nº 9.391, de 17 de fevereiro de 1989 – que dispõe sobre os requisitos para provimento de Funções Gratificadas e Cargos em Comissão e dá outras providências –, o item 6 do inc. I, do Anexo ao Decreto nº 8.713, de 31 de janeiro de 1986 – que dispõe sobre os requisitos para provimento de Funções Gratificadas e Cargos em Comissão e dá outras providências –, e o art. 19 do Decreto nº 17.404, de 26 de outubro de 2011 – que estabelece o Regimento Geral da SMA. Leis Municipais. Porto Alegre, 2012. Disponível em: http://leismunicipa.is/gsckn. Acesso em: 10 mar. 2022.

 

PORTO ALEGRE. Decreto nº 19.466, de 11 de agosto de 2016. Cria a Comissão Permanente de Catalogação da Rede de Bibliotecas da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Leis Municipais. Porto Alegre, 2016. Disponível em: http://leismunicipa.is/viabf. Acesso em: 20 ago. 2022.

 

SANTOS, Josiel Machado. Ação cultural em bibliotecas públicas: o bibliotecário como agente transformador. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.11, n.2. p.1, jun.-dez. 2015. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/425. Acesso em: 10 mar. 2022

 

SILVA, D. A. da; ARAÚJO, I. A. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 7. ed. Brasília: Thesaurus, 2014.

 

SOUSA, B. A.; LIMA, I. F. Uso de tecnologias da informação e comunicação (TICS) nos serviços de referência das bibliotecas dos centros federais de educação tecnológica (CEFETs). 2008. Disponível em:

http://www.sbu.unicamp.br/snbu2008/anais/site/pdfs/2766.pdf. Acesso em: 10 mar. 2021. 

Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da Astec.

Artigos | Revista da Astec, v. 23, n. 50, março 2023.

bottom of page