top of page

Ex-diretor-geral do DEP e do DMAE denuncia grave descaso com drenagem em Porto Alegre

Foto 1 - Paço Municipal e Mercado Público, durante a enchente de maio de 2024.

Foto 1 - Paço Municipal e Mercado Público, durante a enchente de maio de 2024.

Fonte: foto de Giulian Serafim/PMPA

eng_Damiani.png

Augusto Renato Damiani
engenheiro aposentado da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, diretor-geral do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) e diretor-geral do Departamento Municipal de Águas e Esgoto (DMAE), Hidrólogo, Mestre em Recursos Hídricos e conselheiro deliberativo da Astec - Associado da Astec.

Atualmente, nós temos um cenário que começou uns anos atrás, em 2017, quando o prefeito Nelson Marchezan Júnior extinguiu o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) e o atual prefeito, Sebastião Melo, em 2021, resolveu incorporar o DEP ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), sem dar nenhuma efetividade e consequência a esse ato. Então, hoje não tem drenagem na cidade.


Falando sobre a atual cheia [de maio de 2024, em Porto Alegre], o que aconteceu na cidade? Vocês viram que ali perto da Igreja das Dores, a Casa de Bomba 17 começou a transbordar? Sabem por quê? Porque tem uma comporta quebrada que faz com que a água do rio volte para dentro da cidade, independentemente da casa de bomba. Isso está assim desde 2018. O prefeito e o DMAE nada fizeram para resolver. Tem processo [judicial, em andamento], inclusive.


Outra coisa é o Muro da Mauá, uma parte da estrutura, com 2 km a 3 km, do complexo de várias comportas – 14, no total. Só que essas comportas, para se fecharem, precisam ser postas para correr nos trilhos com roldanas, colocar as borrachas nas laterais e embaixo, botar os parafusos de pressão e fechá-las todas. Isso não foi feito. Foram colocados sacos daquela areia que a gente compra lá na “Ferragem do seu Manuel”, mas, não é assim que se faz. Se faz com saco de areia vazado, daquele tipo usado em construção de obra, saco de linhagem, com cimento e areia secos, de tal forma que se levanta uma pilha até a altura que tem que conter [a água], isto é, a altura do muro, e faz uma pirâmide, de tal forma que, se passar água, molha, endurece, não dá problema. Não fizeram!

Vocês viram que o 4º Distrito está debaixo d'água? Por quê? Estourou uma comporta. Que comporta é aquela? A comporta 14 que, em setembro do ano passado, O DMAE já sabia que estava estourada, puxou com [caminhão] Munck, botou no lugar. Passaram-se sete meses, [o DMAE] não resolveu o caso e agora ‘empurrou’ de novo: não botou as borrachas de vedação e não botou os parafusos. Veio a chuva, estourou tudo. Pior, alagou, e ainda pior hoje de manhã, caiu um pedaço do dique e arrebentou a Avenida Castelo Branco.
Outro problema: o que acontece com o 4º Distrito, a menina dos olhos de ouro deste prefeito, que está alagando? Porque está brotando água nas galerias dos condutos forçados Polônia e Álvaro Chaves. O que os condutos faziam? Pegavam água lá em cima do morro e largavam direto no rio, para não passar pelo bairro e não ir para a Casa de Bomba. Só que os parafusos das tampas, que são aquelas tampas lacradas para a água não sair, estão todos arrebentados. A prefeitura sabe disso há uns dois ou três anos. Em maio do ano passado, [os bueiros] começaram a jogar água para fora, e a prefeitura não fez nada, não trocou os parafusos nem botou as borrachas novas. Foi negligente, deixou de atender as necessidades da cidade. A grande culpada é a prefeitura porque é o prefeito que manda, que não deixa o DMAE contratar os seus funcionários – devem faltar mais de dois mil servidores – e o Departamento tem menos de um terço da sua capacidade operacional. O DMAE também não prioriza as drenagens. Então, junta: não tem gente, não tem drenagem, nada funciona. Lamentável, mas a drenagem de Porto Alegre está entregue, como a cidade está entregue, aos interesses comerciais, aos interesses das construtoras e sem nenhuma preocupação com o bem-estar da população.

 


O presente artigo foi transcrito e adaptado de vídeo gravado pelo engenheiro Augusto Renato Damiani publicado no site da Astec, em 05 de maio de 2024, disponível em https://astecpmpa.com.br/ex-diretor-geral-do-dep-e-do-dmae-denuncia-descaso-com-drenagem-em-porto-alegre/.

Visite nosso site, www.astecpmpa.com.br, curta e compartilhe nas redes sociais.

Artigos | Revista da Astec, v. 24, n. 52, agosto 2024.

parceiro21.jpg
bottom of page