
Fonte: Adobe Stock
Correção monetária dos salários atrasados do governo Marchezan entra na fase de execução

Está em fase de execução a ação que trata das diferenças de correção monetária e juros devidos em função do parcelamento da remuneração dos servidores que ocorreu entre os anos de 2017 e 2019, no governo Marchezan. O adv. Lucas Abal Dias, que representa o Escritório de Direito Social, conveniado à Astec, está encaminhando a execução judicial para os associados interessados, que são alcançados pela decisão. Quanto às custas, sobre o valor executado para cada servidor associado à Astec, 15% serão para os honorários advocatícios e 1,5% para o perito que vai elaborar os cálculos. O atendimento é presencial, mediante agendamento. Os interessados que ainda não encaminharam seus processos podem realizar o agendamento pelo WhatsApp:(51) 8153-9836.
Leia também
_edited.jpg)
Mensagem da Diretoria

Artigos

Notícias
Astec busca via judicial para regularizar contagem do tempo de serviço interrompida durante a pandemia
A contagem do tempo de serviço dos servidores das áreas da saúde e da segurança durante a pandemia ainda não foi regularizada pelo Município, afetando progressões, avanços e licenças-prêmio. Em especial os servidores aposentados a partir de maio de 2020 podem ter sofrido prejuízos em relação às parcelas não gozadas, que deveriam ter sido convertidas em pecúnia no momento da aposentadoria, tal qual a licença-prêmio. Diante da demora, a Astec busca medidas jurídicas para garantir os direitos destes servidores e oferece orientação aos associados, com apoio do advogado Lucas Abal Dias, do Escritório de Direito Social, à disposição pelo WhatsApp (51) 8153-9836.
Emenda popular ao PPA para reposição da inflação

Entrega da emenda ao diretor Legislativo da Câmara Municipal, Sandro Brenner, ao centro, pelo diretor Financeiro do Simpa, Assis Olegário, e o diretor de Relações Trabalhistas e Sindicais da Astec, Luis Ferrari Borba
A apresentação da emenda, em 25 de junho, teve como objetivo garantir a previsão de destinação de recursos, ao longo da vigência do próximo Plano Plurianual (PPA), para o pagamento da reposição da inflação aos servidores/as do município, conforme o calendário anual da data-base (maio a abril). Além disso, a emenda também prevê a reposição dos anos em que os governos Marchezan e Melo descumpriram a legislação e não concederam a correção inflacionária: 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2023, 2024 até maio de 2025. A medida busca fazer valer o que determina a Constituição Federal de 1988, em seu Art. 37, Inciso X, e a Lei Municipal nº 9870 de 2005, que asseguram a revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos.
Emendas à LDO 2026 e à LOA por reposição salarial
Em 11 de setembro, a Astec, em conjunto com Simpa, ASHPS e Atempa, protocolou, na Câmara Municipal de Porto Alegre, emenda ao Projeto de Lei do Executivo nº 045/25 (LDO 2026), que trata das diretrizes orçamentárias do próximo ano. O documento foi entregue ao diretor Legislativo Luis Afonso Peres pelos diretores do Simpa, Assis Olegário e Bete Charão, além de Isabel Faromi (Atempa), Janaína Brum (ASHPS) e o diretor de Relações Trabalhistas e Sindicais da Astec, Luis Ferrari Borba.
A emenda apresentada pelas entidades propõe a inclusão de artigo que assegure, na vigência da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2026), a garantia de reajuste anual e a recomposição dos índices inflacionários acumulados devidos às municipárias e municipários entre maio de 2016 e agosto de 2025, descontados os reajustes de 10,06% em 2022 e 5,79% em 2023. O cálculo totaliza perdas de 35,60% até agosto de 2025.
Em 06 de novembro, as entidades protocolaram emenda popular à Lei Orçamentária Anual (LOA), visando assegurar a previsão de recursos para a reposição das perdas inflacionárias nos salários dos servidores.
Manifesto em defesa da saúde pública e da ação técnica sanitária

Em 1º de setembro, a Astec publicou, em conjunto com a Associação dos Agentes de Fiscalização Municipal de Porto Alegre (AAFIM) e o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), o Manifesto em Defesa da Saúde Pública e da Ação Técnica Sanitária, na seção de Economia do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. O documento, que alerta sobre o risco à saúde pública, em decorrência da flexibilização da fiscalização sanitária e a o sucateamento da Vigilância em Saúde – cortes de equipes técnicas, falta de concursos e denúncias da população ignoradas. As entidades alertam que o enfraquecimento do setor compromete a proteção sanitária, expõe a população a doenças evitáveis e põe em risco conquistas do SUS. Leia o Manifesto na íntegra em: https://astecpmpa.com.br/manifesto-em-defesa-da-saude-publica-e-da-acao-tecnica-sanitaria-e-destaque-no-jornal-do-comercio-de-hoje/.
Astec questiona Smamus sobre projeto de reforma e segurança do acervo

A presidente da Astec, prof.ª Carmen Padilha, e a diretora Cultural, bibl. Carmem von Hoonholtz, se reuniram, em 25/06, com o titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (Smamus), Germano Bremm. Em pauta, a preocupação da entidade quanto às condições de continuidade do funcionamento da Biblioteca Jornalista Roberto Eduardo Xavier, instalada no prédio da Secretaria. A preocupação se deve a questionamentos encaminhados à Astec por servidores a respeito do fechamento temporário do espaço para “reforma e modernização”, como definido pela gestão do órgão.
Prof.ª Carmen Padilha, presidente, e bibl. Carmem von Hoonholtz, diretora Cultural da Astec; Germano Bremm, secretário da Smamus; Alex Pereira de Souza, diretor de Áreas Verdes, e Joaquim Cardinal, chefe de Gabinete | Foto: Ruvana De Carli/CarliCom/Astec
Carmen Padilha ressaltou a importância da preservação do acervo técnico-científico e histórico e questionou os prazos da reforma e as condições de acondicionamento do patrimônio. A necessidade de bibliotecários na reorganização do acervo foi enfatizada pela diretora Carmem von Hoonholtz. Bremm garantiu que o acervo será preservado e parte do material será transferida apenas temporariamente, enquanto o prédio estiver sendo qualificado - tudo visando modernização e manutenção das atividades. Também participaram o diretor de Áreas Verdes da Secretaria, Alex Pereira de Souza, e o chefe de gabinete, Joaquim Cardinal.
A Astec permanece alerta também quanto à informação do secretário Germano Bremm de que a demanda por consultas ao acervo técnico é muito pequena, questionando se isso não é resultado de uma política de licenciamento ambiental que renuncia aos critérios técnicos claramente delimitados.
Mais informações nos links: https://astecpmpa.com.br/biblioteca-Smamus-astec-questiona-a-secretaria-sobre-projeto-de-reforma-e-seguranca-do-acervo/ e https://astecpmpa.com.br/biblioteca-da-Smamus-astec-visita-a-pasta-para-solicitar-agenda-com-o-secretario/.
Associados aprovam contas da Astec por unanimidade

Reunidos em Assembleia Geral Ordinária, os associados aprovaram as contas de 2024 da Astec por unanimidade, na noite de 01/07. O encontro, em formato on-line, por meio da plataforma Google Meet, foi conduzido pela presidente da entidade, prof.ª Carmen Padilha, que iniciou procedendo a leitura do edital de convocação. A seguir, o presidente da Gestão 2023-2024, eng. agron. Irineu Foschiera, apresentou um balanço das atividades realizadas no ano passado e, na sequência, o diretor Financeiro daquela gestão, eng. civil Carlos Bernd, exibiu as planilhas de contas. Os pareceres do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal, foram ambos favoráveis à aprovação das contas.
Cafés temáticos debatem temas sensíveis

Foto: Ruvana De Carli/CarliCom
11º Café Temático | "Enchente em Porto Alegre: faz um ano. E como estamos?" – O painel realizado em 22 de maio, no auditório do Senge-RS, para discutir as condições da capital um ano depois da enchente de maio de 2024, reuniu os engenheiros civis Fernando Dornelles, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH/UFRGS), Nanci Giugno, diretora do Senge-RS, Sandra Darui, do DMAE, e Vicente Rauber, ex-diretor do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP). Entre as considerações do debate, destacou-se que a população do Rio Grande do Sul ainda não se recuperou das consequências do desastre ambiental sem precedentes vivido pelo estado. O poder público não fez a sua parte: em Porto Alegre, ainda não há um plano de contingência atualizado para enfrentar eventos climáticos extremos que têm grande probabilidade de se repetir, os vários alertas dos técnicos da própria prefeitura foram completamente ignorados, o sistema de drenagem não conta sequer com uma limpeza eficiente dos bueiros, os equipamentos e os serviços públicos (entre eles a FASC e o DMAE) estão sendo desmantelados e o drama humano de uma população traumatizada e desassistida permanece.
Assista o evento na íntegra em: https://astecpmpa.com.br/enchente-em-porto-alegre-faz-um-ano-e-como-estamos-negligencia-do-poder-publico-e-ignorancia-dos-alertas-tecnicos-impoem-risco-de-nova-tragedia/.

Foto: Ruvana De Carli/CarliCom
12º Café Temático | “Como Porto Alegre, o RS e o Brasil estão tratando o meio ambiente?” – Reunidos no Auditório do Simpa, em 24 de junho, os biólogos Rosa Rosado, Paulo Brack e Maria Carmen Sestren Bastos apresentaram diferentes visões sobre a questão ambiental, mas foram unânimes em apontar que, em todos os níveis, políticas públicas têm se mostrado insuficientes ou mesmo prejudiciais ao equilíbrio ambiental e à preservação da vida. Segundo eles, a resistência social é fundamental e deve envolver toda a sociedade, com ações educativas, esclarecimento sobre as relações entre meio ambiente e diferentes campos da vida, combate à desinformação (e “fake news“), bem como com a valorização de iniciativas, tanto locais quanto mais amplas, capazes de influenciar a legislação, a fiscalização e a implementação de políticas públicas eficazes.
Confira a matéria na íntegra em https://astecpmpa.com.br/12o-cafe-tematico-debate-tratamento-ao-meio-ambiente-e-sua-relacao-com-a-vida/.

Foto: Ruvana De Carli/CarliCom
13º Café Temático | “Impostos e Justiça Tributária – isenção de imposto de renda (IR) até 5 mil, correção da tabela do IR, taxação dos super-ricos e financiamento de políticas públicas” – no evento realizado em 04 de setembro, no Auditório do Simpa, a professora Rosa Chieza, da UFRGS, integrante do Instituto de Justiça Fiscal, e o procurador municipal Cláudio Hiran Duarte, coordenador do Movimento de Humanismo Concreto, trouxeram informações sobre como o sistema tributário brasileiro e a política tributária da atual gestão municipal de Porto Alegre impactam na qualidade de vida da população. As constatações são inquietantes.
A matéria completa está no link: https://astecpmpa.com.br/13o-cafe-tematico-evento-debate-relacao-de-faixas-de-isencao-de-ir-e-taxacao-dos-super-ricos-com-o-financiamento-de-politicas-publicas/
Astec tem novos conselheiros
A Astec conta com cinco novos representantes de núcleos, votados em 28 de maio, nas eleições complementares para o Conselho Deliberativo:
SMS (suplentes): enf. Ana Paula Ribeiro de Oliveira e enf. Juliana Maciel Pinto;
SMAP (suplente): psic. Suzana Reis Coelho;
SMSURB (suplente): eng. agr. Alexandre Panerai Pereira;
SMDET+SMELJ+SMDS (titular): arq. Carla Zambiasi.
Confira a composição de todos os núcleos em https://astecpmpa.com.br/conselho-deliberativo/
Plano Diretor | Fórum de Entidades aprova e encaminha relatório final
O Fórum de Entidades da sociedade civil, criado pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre, do qual a Astec é uma das integrantes, aprovou por maioria, em 11 de novembro, seu relatório final, que denunciou todo o processo de revisão do Plano Diretor atual (PDDUA) como viciado e sem a participação popular, bem como, denunciou o tempo exíguo de um mês para discussão e apresentação de emendas. Acompanham também o relatório dois pareceres de entidades e foram encaminhadas 113 emendas, todas aprovadas por maioria!!!
No dia 12 de novembro, o relatório, os dois pareceres técnicos e as 113 emendas foram entregues à Comissão Especial de Vereadores, que dará sequência ao processo legislativo e, na sequência, levará a plenário para análise e definições quanto ao Projeto de Lei nº 019/25, do Plano Diretor Urbano Sustentável (PDUS), e PL nº 020/25, da Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS).
O atual Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA), cuja proposta apresentada pelo governo não foi de revisão, mas de um novo Plano Diretor, não passou pelas instâncias decisórias como o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Sobre este Conselho é aguardada decisão em segunda instância, no Tribunal de Justiça RS, sobre manipulação do edital da eleição, além da falta de oitivas da população de várias regiões de planejamento da cidade. A última audiência pública antes do encaminhamento da proposta à Câmara de Vereadores, também teve restrições de acesso da população.
Os representantes da Astec no Fórum de Entidades são o conselheiro eng. Maércio Cruz (titular) e o diretor de Relações com Trabalhistas e Sindicais, eng. Luis Ferrari Borba (suplente).
Lançamento do Plebiscito Popular “O DMAE é do povo de Porto Alegre”
Em 16 de julho, a Astec, em conjunto com o Simpa e demais entidades que integram a Frente em Defesa da Água e do DMAE Público e Estatal, participou do ato de lançamento do Plebiscito Popular “O DMAE é do povo de Porto Alegre”. Na Hidráulica do Moinhos de Vento, ao meio-dia, servidores, entidades sindicais, movimentos populares, representantes da sociedade civil, parlamentares municipais e estaduais inauguraram as votações e se manifestaram contra a entrega da autarquia à iniciativa privada, por um período de 35 anos, como intenciona o prefeito Sebastião Melo – um projeto que oferece risco à qualidade dos serviços prestados à população, com um modelo que favorece o lucro em vez do bem-estar da população. Durante o ato, a população aproveitou para votar.

Durante o lançamento do plebiscito, um casal que realizava seu ensaio fotográfico no Jardim da Hidráulica fez questão de registrar seu voto contra a privatização | Foto: Simpa
Na noite de 29/07, ocorreu o lançamento oficial do Plebiscito Popular on-line.
Astec Lazer | 10º Almoço das Aposentadas e Aposentados: a alegria do reencontro

Ao final do almoço, o registro do momento especial de reencontro, na escada do Chalé da Praça XV | Fotos: Ruvana De CarliCarliCom/Astec
Em meio às lutas do cotidiano pela manutenção de direitos, um momento para recarregar as baterias com troca de afeto e construção de boas memórias. No coração do Centro Histórico, aposentadas e aposentados (e até alguns da ativa) se reuniram, em 16 de julho, no Chalé da Praça XV, na 10ª edição do Almoço das Aposentadas e Aposentados da Astec. Foi uma oportunidade de pôr o papo em dia e até ganhar presentes, como vinhos e peças de artesanato confeccionadas pela associada Maria da Graça Morés – como quadro bordado, pingente e corrente para óculos.
Gestão em Foco | Astec participa de Encontros Associativos da Unimed

Nos dias 17 de julho e 6 de novembro, a Astec participou, respectivamente, da 3ª e 4ª edições do Encontro Associativo da Unimed. Os eventos abordam temas de relevância para as associações que mantém convênio com a cooperativa, visando atualizar e qualificar o atendimento oferecido pelos convênios das entidades aos seus associados.
Carmem von Hoonholtz, diretora Cultural da Astec; Letícia Franques, consultora de Relacionamento Empresarial da Unimed; e Adriane Soares, funcionária da secretaria da associação
Associados da Astec participam do II Encontro de Gestão de Negócios e Empreendedorismo
Inteligência Artificial e pensamento sistêmico foi o tema do II Encontro de Gestão de Negócios e Empreendedorismo, evento para o qual a Astec sorteou dois ingressos entre os associados. As vencedoras foram as administradoras aposentadas Margareta Baumgarten e Iria Maria Pilatti Maule. O associado eng. Fábio De Angelis, do DMAE, foi presenteado com um ingresso pela organizadora do evento, adm. Vera Broki Brasil, que também é associada da Astec. O Encontro teve lugar no Auditório do Pontal Shopping, em 24 de outubro.

Eng. Fábio De Angelis (DMAE) e administradoras Margareta Baumgarten, Vera Broki Brasil e Iria Pilatti Maule
Valorização Profissional | Astec sorteia ingressos para o Seminário Ibero-Americano de Regulação de Serviços de Saneamento

Adm. Álvaro Dion Teixeira (Previmpa I), engenheiros Luis Ferrari Borba (diretoria Astec), Fabiana Bucco Tauchert de Arruda, Fábio De Angelis (DMAE), e Carlos Bernd (diretoria Astec)
A Astec sorteou, entre seus associados, três ingressos para o Seminário Ibero-Americano de Regulação de Serviços de Saneamento, realizado nos dias 21 e 22 de agosto, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Durante o evento, especialistas do Brasil, América Latina e países ibéricos discutiram regulação, universalização, inovação e sustentabilidade no saneamento, com o debate dos temas: água, esgoto, resíduos e drenagem; tarifas justas e inclusão; e soluções para cidades inteligentes. Os diretores da Astec, engenheiros Luis Ferrari Borba e Carlos Bernd, acompanharam os associados sorteados com os ingressos gratuitos.
Nota de repúdio à entrega da gestão dos hospitais municipais de Porto Alegre ao governo do Estado do RS
Em 18 de abril, a Astec manifestou, em suas redes sociais, total e irrestrito apoio à nota de repúdio publicada no dia anterior pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS). No texto, o CMS denunciou mais uma tentativa de desmonte do Sistema Único de Saúde.
Até o fechamento desta edição, não houve acordo entre os governos sobre a transferência completa da gestão hospitalar do município de Porto Alegre para o estado do Rio Grande do Sul. Conselhos de saúde e movimentos sociais seguem contrários à proposta. A Astec mantém, de forma veemente, sua posição contrária a que o governo do estado assuma a gestão da média e alta complexidade hospitalar na cidade, o que representaria um enorme retrocesso na construção do SUS, conquista de toda a cidadania.
Confira a íntegra da nota do CMS em https://astecpmpa.com.br/nota-de-repudio-a-entrega-da-gestao-dos-hospitais-municipais-de-porto-alegre-ao-governo-do-estado-do-rio-grande-do-sul/.
Astec em defesa do SUS

Ato público em Defesa do SUS | Foto: Bárbara Kreutz Pustai
A Astec participou, em 24 de abril, de atividades em defesa do SUS. A mobilização começou com reunião conjunta do Conselho Estadual de Saúde (CES) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS), no pátio da Secretaria Municipal de Saúde, para tratar da tentativa das gestões de Sebastião Melo e Eduardo Leite de desmunicipalizar os serviços de média e alta complexidade, anunciada em 17/04.
À tarde, representantes de entidades, usuários do SUS e servidores realizaram uma caminhada pela Avenida Loureiro da Silva, com faixas e cantos de protesto, acompanhados pela charanga municipária. Em seguida, ocorreu um ato público, organizado pelo Comitê em Defesa do SUS, que reúne mais de 70 entidades, entre elas a Astec.
À noite, o CMS retomou a discussão sobre o risco de desmunicipalização e sobre a emergência em saúde pública causada pela epidemia de dengue.
Confira a íntegra da matéria em https://astecpmpa.com.br/astec-em-defesa-do-sus-quinta-feira-de-muita-mobilizacao/.
Comitê em Defesa do SUS mobiliza servidores, parlamentares e população contra entrega de serviços de saúde da Capital ao governo do Estado

Manifestantes ocuparam o largo em frente ao HPS, no final da tarde e início da noite | Foto: Ruvana De Carli/CarliCom
Servidores, parlamentares e pessoas da população em geral se reuniram no Largo Teodoro Herzl, em frente ao Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS), em 07/05, durante ato organizado pelo Comitê em Defesa do SUS, que reúne mais de 130 entidades, entre elas a Astec, além de instituições, parlamentares, ex-secretários de saúde, ex-prefeitos e pessoas físicas.
A manifestação protestou contra a proposta de estadualizar os serviços de saúde de média e alta complexidade. Inicialmente restrita ao âmbito hospitalar, a gestão do prefeito Sebastião Melo passou a condicionar qualquer avanço à integralidade da proposta, ou seja, se o governo do Estado assumir a gestão plena da Saúde, se responsabilizando completamente pela média e alta complexidade, e não apenas a parte hospitalar.
Durante o ato, foi distribuída carta aberta alertando para riscos da medida e denunciando a precariedade da rede municipal.
Campanha em rádio denuncia ataque à autonomia das escolas
Conforme deliberação do Cores Simpa, foram veiculadas inserções de mídia em rádio denunciando o ataque do prefeito, Sebastião Melo, e do secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal, à autonomia das escolas públicas da cidade. As chamadas foram veiculadas de 26 a 30 de maio, na Rádio Gaúcha. A mensagem transmitida à população reforça a luta pela valorização do serviço público e em defesa da escola pública, democrática e de qualidade. Simpa, a Atempa e a Astec seguem atentos e mobilizados em defesa do serviço público e da educação como direito e não mercadoria.
Astec participa da Marcha Zumbi Dandara 2025
A véspera do Dia da Consciência Negra foi marcada por eventos alusivos à data, em todo o País. Em Porto Alegre, a Marcha Zumbi Dandara 2025 iniciou com a concentração de pessoas, no final da tarde, na Esquina Democrática. Ao som de música negra, parlamentares da oposição e representantes do povo negro se manifestaram a favor do estabelecimento de políticas antirracistas e contra a violência policial nas periferias. Dali, os participantes marcharam até o largo Zumbi dos Palmares, reverenciando a memória do grande líder quilombola e a história do povo negro.
A Astec participou do ato, representada por sua presidente, prof.ª Carmen Padilha, e a associada Silvana Moraes, ambas professoras aposentadas.

Silvana Moraes e Carmen Padilha, professoras aposentadas, respectivamente, associada e presidente da Astec, com Maria José (Zezeh), servidora aposentada da SMED
Ato unitário contra a reforma administrativa

Astec presente ao Ato Unitário | Fotos: Ruvana De Carli/CarliCom/
A Astec participou, juntamente com 16 entidades sindicais, do primeiro movimento para denunciar a Reforma Administrativa que tramita no Congresso Nacional. Na tarde do dia 30 de julho, o Ato Unitário, realizado na Esquina Democrática, no Centro Histórico de Porto Alegre, jogou luz sobre a proposta que reduz concursos públicos ao ampliar as terceirizações e contratos temporários, além de reproduzir a lógica privada nos serviços públicos com tipos de avaliações que podem aumentar o assédio moral e a perseguição funcional.
Astec presente em ato pelo fim da violência contra a mulher
Associadas e integrantes da diretoria da Astec participaram do ato público “Nos queremos vivas – Basta de feminicídios – Pelo fim da violência contra a mulher”, realizado no final da tarde da quinta-feira, 28 de agosto, na Esquina Democrática. Com faixas e cartazes, homens e mulheres denunciaram a dura realidade do Rio Grande do Sul, onde somente no primeiro semestre de 2025 ocorreram mais de 10 mil casos de violência, com 36 mulheres assassinadas. A manifestação teve por objetivo cobrar a implementação de políticas de prevenção, com a criação de delegacias especializadas, apoio digno às vítimas e condições para que as mulheres rompam o ciclo da violência com segurança. Após o ato, as/os manifestantes seguiram em caminhadas até o Largo Zumbi dos Palmares.

Enf. Adelaide Kreutz Pustai, diretora de Relações com Aposentados e Pensionistas; enf. Rosângela Gomes Schneider e profª Maria da Graça da Silva Schmitt, associadas; e profª Carmen Padilha, presidente da Astec
Associadas da Astec participam do Ato Nacional Unificado contra o PL da Devastação, em Porto Alegre

Na manhã do domingo, 13 de julho, pessoas se mobilizaram em defesa da vida e contra o Projeto de Lei nº 2.159/2021, o “PL da Devastação”, que já foi aprovado no Senado Federal e aguarda votação na Câmara dos Deputados, ainda sem data definida. Um grupo de associadas e dirigentes da Astec participou desse Ato Unificado, que contou com manifestações em diversas cidades do País.
Biól. Rosa Rosado, associada; enf. Adelaide Pustai, diretora de Relações com Aposentados e Pensionistas; eng.ª civil Odete Viero e enf. Lisiane Acosta, associadas; psic. Elaine Silveira, vice-presidente; e prof.ª Carmen Padilha, presidente da Astec
Aprovado no Senado (21/05/25) e na Câmara (17/07/25), o PL foi parcialmente vetado pelo presidente Lula. Porém, pode haver uma tentativa de “ressuscitar” trechos vetados por meio de outras propostas: uma Medida Provisória e até outro PL na Câmara, abrindo ainda mais espaço para a destruição da natureza em nome de interesses econômicos de poucos.
Diretores e associados da Astec participam de Ato contra PEC da blindagem e projeto de anistia

Em Porto Alegre, a manifestação ocorreu em ruas do Centro Histórico
Integrantes da diretoria e do Conselho Deliberativo da Astec participaram do movimento suprapartidário de protesto contra a PEC da blindagem e o projeto de anistia que tramitam no Congresso Nacional. A manifestação, que se estendeu pelas ruas do Centro Histórico, na tarde do dia 21 de setembro, contou com as participações do Simpa, Atempa e Comitê Esperançar, dentre outras entidades e instituições. O movimento ocorreu em todas as capitais do País, com o objetivo de pressionar o Congresso Nacional a rejeitar as propostas – que avançaram com apoio majoritário da bancada gaúcha.
Presidente da Astec recebe homenagem pelo papel exercido como professora
A professora Carmen Padilha, presidente da Astec, foi uma das homenageadas pelo mandato do vereador Giovani Culau e Coletivo (PCdoB), em 03 de outubro, no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal. O certificado entregue expressa “o papel destacado exercido como professora na cidade de Porto Alegre, cultivando o conhecimento como ato de coragem e esperança, educando com consciência crítica e sensibilidade e despertando em cada presidente José Ronaldo Leite Silva e 1º vice-presidente Leonardo Tavares Mottaestudante a potência de transformar o mundo. Agradecemos por fazer da educação um ato de amor político, que rompe silêncios, questiona certezas e amplia possibilidades, transformando aprendizagem em caminho para uma sociedade mais justa e plural.”

Fabíola Loguércio, co-vereadora, e Giovani Culau, vereador, do Mandato Coletivo do PCdoB; prof.ª Carmen Padilha, presidente da Astec; e prof.ª Luciane Pereira, do coletivo Cuca Congo, ver. suplente
Jubileu de diamante da Administração

O Jubileu de Diamante da Administração comemorou os 60 anos da regulamentação da profissão no Brasil, que ocorreu em 18/09/1965 pela Lei nº 4.769. Um dos marcos para celebrar a data, neste ano, foi o lançamento, em plenária do Conselho Federal de Administração, em Brasília, do livro Vozes que Lideram – A jornada das mulheres na Administração, obra coordenada pela Adm. Eliane RodriguesToniasso, que contou com a participação de 17 mulheres administradoras, entre elas, a associada da Astec Vera Broki Brasil.
Vozes que Lideram – A jornada das mulheres na Administração, coord. Adm. Eliane Rodrigues Toniasso, Editora E Rede An
Ação social | Feijoada beneficente
A Astec participou da Feijoada Beneficente realizada em 30 de agosto, pelo Educandário São João Batista. O evento teve o objetivo de angariar recursos destinados ao atendimento assistencial, clínico e de educação especial de 168 famílias com crianças e jovens com deficiências múltiplas. O funcionário Denner Moraes de Castro representou a entidade.

Denner Moraes de Castro, funcionário da Astec; José Ronaldo Leite Silva e Leonardo Tavares Motta, presidente e 1º vice-presidente do ESJB
1º Encontro Gestão em Focos Associativos – Unimed
Ação social | Como escolher o destino do seu IR devido sem gastar nada

Municipárias e municipários podem escolher o destino de parte do seu Imposto de Renda de Pessoa Física sem gastar nada. A Astec convida você a destinar até 6% do imposto devido ao Educandário São Joao Batista e, assim, contribuir com o importante trabalho da instituição. Veja como proceder para destinar sem gastar:
1 - Acesse https://rh24horas.procempa.com.br/rh24horas/login.jsp. Faça login, com sua matrícula e senha, e clique em aba "doações";
2 - Escolha a quem doar (Fundo da Criança / Educandário São João Batista);
3 - Você pode usar o simulador para definir o valor doado;
4 - Efetive a doação;
5 - Desconto em folha (setembro, outubro e novembro do ano seguinte).
Atenção: para desconto em folha, faça sua doação até 29/12/25.
No último dia 24 de março, as diretoras Administrativa, biol. Isabel Junqueira, e Cultural, bibl. Carmem von Hoonholtz, participaram do 1º Encontro Gestão em Foco, realizado pela Unimed-RS. Na oportunidade, a empresa apresentou produtos de seu portfólio de saúde e outros que, em breve, estarão à disposição dos associados da Astec que tiverem interesse em aderir.
NOVOS ASSOCIADOS
A Astec cumprimenta suas novas associadas e novos associados, que passam a integrar o quadro da entidade. Sejam bem-vindas e bem-vindos! Vocês são a força desta associação!

1º Encontro Gestão em Focos Associativos – Unimed
No último dia 24 de março, as diretoras Administrativa, biol. Isabel Junqueira, e Cultural, bibl. Carmem von Hoonholtz, participaram do 1º Encontro Gestão em Foco, realizado pela Unimed-RS. Na oportunidade, a empresa apresentou produtos de seu portfólio de saúde e outros que, em breve, estarão à disposição dos associados da Astec que tiverem interesse em aderir.
Destine parte do seu IRPF devido ao Fundo da Criança e do Adolescente e Fundo do Idoso, diretamente na Declaração de Ajuste Anual, sem gastar nada
In Memoriam


Assistente social Leonilda Foschiera *29/09/1957 +27/09/2025
Servidora aposentada da Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre (Fasc), foi reconhecida pelos colegas como pessoa solidária e militante pelos direitos dos trabalhadores.

Engenheiro Civil Arildo Mellender de Araújo *02/06/1941 +13/07/2025
Servidor aposentado da antiga SMOV, trabalhou no “Beco” por muitos anos, onde fez muitos amigos e foi respeitado como excelente profissional. Deixou um casal de filhos.

Farmacêutico Jair Staruck *02/01/1953 +30/06/2025
Servidor da Secretaria Municipal de Saúde, aposentou-se em dezembro de 2014. Foi associado da Astec desde 2003.

Arquiteto André Luiz Kern *25/09/1958 +16/07/2025
Atuou um longo período na extinta Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), tendo se aposentado em fevereiro de 2016, já na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMURB).
Visite nosso site, www.astecpmpa.com.br, curta e compartilhe nas redes sociais.
Notícias | Revista da Astec, v.25, n.54, dezembro 2025
Gestão em Foco | Astec participa de Encontros Associativos da Unimed

Carmem von Hoonholtz, diretora Cultural da Astec; Letícia Franques, consultora de Relacionamento Empresarial da Unimed; e Adriane Soares, funcionária da secretaria da associação
Nos dias 17 de julho e 6 de novembro, a Astec participou, respectivamente, da 3ª e 4ª edição do Encontro Associativo da Unimed. Os eventos abordam temas de relevância para as associações que mantém convênio com a cooperativa, visando atualizar e qualificar o atendimento oferecido pelos convênios das entidades aos seus associados.




