Palavra do presidente 

Presidente_Irineu_Foschiera.jpeg

Eng. Agr. Irineu Foschiera 

Presidente da Astec 

Gestão 2021-2022 

ASTEC DE CASA NOVA

Com a pandemia dando sinais de recuo nos casos de contaminação e óbitos devido principalmente aos efeitos da vacina, lentamente vislumbra-se um início de retomada do percurso normal pré-covid-19. Mais uma vez, lembramos da importância do Sistema Único de Saúde (SUS), da ciência e da grande maioria da população que acreditou e seguiu as normas orientadas pela ciência. Espera-se para breve que a pandemia esteja controlada e o negacionismo, que tantas mortes provocou, passe a ser apenas uma triste lembrança da recente história. 


A grande novidade deste período é que a Astec está de sede nova. Numa área privativa de 136m², localizada no mesmo prédio da sede anterior, a aquisição foi concluída em maio e já está em funcionamento, no sétimo andar do prédio. Além das salas de escritório, de reuniões e de aulas, há um amplo terraço com churrasqueira e espaço para encontros e confraternizações, com uma excelente vista para o entorno do bairro Menino Deus. Concretizou-se, assim, um sonho antigo de proporcionar um espaço acessível e apropriado para ser frequentado e usufruído pelos associados.
Esta edição da Revista da Astec, de número 48, da mesma forma que as duas edições anteriores, não circula de forma impressa devido aos riscos ainda existentes de contágio pela covid-19, mas poderá ser acessada com excelente qualidade e facilidade de manuseio, no site da entidade.


Seguimos lutando pela valorização dos servidores municipais e do serviço público acessível a todos, com a qualidade e o respeito que a população merece. Amargamos, em 2021, o quinto ano consecutivo sem reposição salarial, chegando a perdas inflacionárias que já resultam na corrosão de mais de um quarto do valor do salário dos municipários. Somam-se a isso as perdas com o desmonte do Plano de Carreiras e com a reforma do Previmpa. Esperamos que a gestão atual volte a tratar o servidor com o respeito e alto nível que historicamente caracterizaram as relações entre servidores e administrações, na Prefeitura, com exceção da gestão anterior, de triste memória para o servidor e à cidade.


Nas páginas que seguem, o leitor terá acesso à reportagem especial detalhada sobre a nova sede da Associação, além de notícias de interesse direto dos servidores públicos como as alterações na previdência municipal, meio ambiente, PEC-32 da reforma administrativa, gastronomia, hobby, voluntariado, convênios e outras. Além disso, apresentamos interessantes artigos especializados e atualizados de associados e colaboradores sobre os diversos temas da atualidade como saúde pública, meio ambiente, educação, cultura, previdência, participação popular e outros. 
 

 
Uma boa leitura a todos!