Astec tem nova Diretoria Executiva e conselhos Deliberativo e Fiscal

Diretoria Executiva 2025-2026: psic. Elaine Rosner Silveira, vice-presidente; biol. Isabel Junqueira, diretora Administrativa; profª Carmen Padilha, presidente; eng. Carlos Bernd, diretor Financeiro; eng. Luís Borba, diretor de Relações Trabalhistas e Sindicais; bibl. Carmem von Hoonholtz, diretora Cultural; e enf. Adelaide Pustai, diretora de Relações com Aposentados e Pensionistas | Fotos: Ruvana De Carli/CarliCom/Astec
Na noite do dia 18 de dezembro, foi empossada a Diretoria Executiva da Astec para o biênio 2025-2026, juntamente com os representantes do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal. A solenidade, que teve lugar na sede do Conselho Regional de Administração (CRA-RS), teve o ato de posse conduzido pelo presidente da Comissão Eleitoral, eng. quím. Eduardo Fleck, com a presença de associadas e associados, representantes de entidades parceiras como o Sindicato dos Municipários (Simpa), Atempa, Acespa, Aiamu, CRBio 3ª Região e CRA-RS, além de vereadores.
O presidente do período anterior, eng. agron. Irineu Foschiera, cumprimentou os eleitos e destacou alguns pontos do trabalho realizado por sua gestão. Foram visitas aos locais de trabalho para ouvir demandas dos técnicos e reuniões com o Executivo municipal levando a pauta específica dos técnicos, além da presença constante nas lutas encaminhadas pelo Simpa e demais associações, pela valorização dos servidores de carreira. Também foram ampliados os convênios, especialmente nas áreas jurídica e de saúde, aquisição da nova sede e realização de diversos novos eventos, como os Cafés Temáticos e, no âmbito do lazer, vários passeios pelo interior do estado.
Em seu pronunciamento, a nova presidente, profª Carmen Padilha, reafirmou o compromisso com a defesa intransigente dos direitos da categoria e dos serviços públicos.
“Vivemos uma situação adversa para o conjunto da classe trabalhadora. Nossa gestão inicia com o segundo mandato do prefeito Sebastião Melo. Com ele, sofremos a destruição da carreira, ataques à previdência e perdas salariais que chegam aos 30%, além da destruição dos serviços e da cidade. Temos enormes desafios, mas acreditamos ser possível mudar esse quadro, por isso estamos aqui. Precisamos nos organizar e buscar o máximo de unidade entre nós. Buscar fortalecer os laços com as demais associações e com o nosso sindicato, o Simpa”, declarou Carmen Padilha, finalizando com o slogan da nova gestão: “Unir, lutar e avançar, em defesa do serviço público e dos servidores”.
A Astec registra um agradecimento especial aos integrantes da Comissão Eleitoral, eng. quím. Eduardo Fleck, enf. Maristela Fiorini e med. vet. Carla Rosane Bacedo de Vargas que se dedicaram para que o pleito transcorresse com transparência e tranquilidade.
A entidade agradece também, na pessoa do adm. Júlio Abrantes, vice-presidente Administrativo, ao CRA-RS, que cedeu suas instalações para a realização da solenidade, seguida de um coquetel para confraternização com os convidados, bem como expressa gratidão pelas prestigiosas presenças: dos presidentes da Abes, eng. Paulo Robinson da Silva Samuel; da Acespa, adm. Paulo Luís Heinen; da Aiamu, Johnny Bertoletti Racic; e do CRBio-03, Jairo Candido; também os diretores do Senge, eng. Maércio Cruz; do Simpa, Edson Zomar; da Atempa, Isabel de Medeiros, acompanhada da representante Marcia Apolo Ferreira, que também representou o Conselho do Previmpa; o 2º tesoureiro do Sindijors, Adroaldo Bauer Corrêa; os parceiros da Condotta Contabilidade, cont. Rosilene Ferraz; do Escritório Direito Social, adv. Lucas Abal Dias; da ClaudioTur, Claudio dos Reis; os vereadores méd. Alexandre Bublitz, prof. Jonas Reis e Pedro Jordão, representando a vereadora Karen Santos.
Instaurado Conselho Deliberativo

O eng. agron. Irineu Foschiera e a adm. Márcia Carcuchinski foram aclamados presidente e vice-presidente do CD na gestão 2025-2026

Presidente da Astec, Carmen Padilha destacou a importância da mobilização dos conselheiros em seus núcleos
Na noite da quarta-feira (22/01), foi instaurado o Conselho Deliberativo (CD) da Astec para o biênio 2025-2026, com a aclamação do novo presidente, eng. agron. Irineu Foschiera, do Núcleo SMSURB, e da nova vice-presidente, adm. Márcia Carcuchinski, do Núcleo Previmpa I.
A cerimônia foi aberta pela presidente da Astec, profª Carmen Padilha, que destacou a importância da mobilização dos conselheiros em seus respectivos núcleos, para a resistência à política de desmonte do serviço público e em defesa da valorização profissional dos municipários.
Na sequência, o diretor Financeiro, eng. Carlos Bernd, e o funcionário da secretaria da Astec, Eduardo Lange, apresentaram a proposta orçamentária da entidade para 2025, que foi aprovada por unanimidade pelo CD, cujo parecer foi pela aprovação do orçamento na Assembleia Geral do dia 30/01.
Campanha Salarial 2024/2025
Astec engajada na luta e Municipários mobilizados

Municipários ocupam as ruas da cidade para reivindicar abertura de negociação com o governo por reposição salarial e condições dignas de trabalho | Foto: Lia Ávila/Simpa
Com negociações da data-base suspensas unilateralmente em 2024, o prefeito Sebastião Melo ainda não cumpriu com o acordo negociado em 2023 (pagamento das progressões, parcela autônoma para os básicos abaixo do salário mínimo e plano de saúde) e nem fez a reposição da inflação em 2024. No último ano, os salários dos municipários já perderam mais de um terço do seu poder de compra: até o fechamento desta edição da Revista da Astec, a defasagem chegou a 33,4%. Na luta para recompor a remuneração dos servidores, a Astec integra a campanha salarial coordenada pelo Sindicato dos Municipários (Simpa), tendo realizado sua primeira assembleia geral extraordinária sobre o tema em 11 de março, em formato on-line. Na oportunidade, foram deliberadas pelos associados:
1 – Fortalecer a participação da Associação na Campanha Salarial 2024/2025, buscando a reposição das perdas, do vale-refeição e das progressões, além de convocar os NSs (Nível Superior) a participarem da Assembleia Geral Extraordinária de Municipários (AGE), coordenada pelo Simpa, em 13 de março;
2 – Acompanhar, na AGE do Simpa, a discussão do indicativo do dia de greve que, se aprovada, realizar-se-á em 20/03;
3 – Apresentar à AGE do Simpa proposta de Ação de Inconstitucionalidade da ampla contratação de Cargos em Comissão (CCs) pela prefeitura, a ser movida pelo Sindicato;
4 – Abertura da discussão, pelos Núcleos da Astec, sobre a Pauta Específica dos NS 2025, a ser deliberada em nova Assembleia Geral Extraordinária da Associação.

Associados presentes à assembleia geral extraordinária da Astec deliberaram reforçar presença da Associação na Campanha Salarial 2024/2025
MUNICIPÁRIOS MOBILIZADOS
Estado de greve e nova assembleia geral em 25/03, foram as principais deliberações, da Assembleia Geral de Municipários, no início da noite da quinta-feira 20/03, após um dia de intensa mobilização, em que milhares de servidores saíram em passeata pelas ruas da cidade.
Pela manhã, os municipários se reuniram em torno da fonte Talavera, no Paço Municipal, de onde saíram em caminhada pelo Centro Histórico. No trajeto, charanga e palavras de ordem exigiam “Reposição já!”.
À tarde, a concentração foi na frente do Hospital de Pronto Socorro. De lá partiu a passeata com centenas de servidores que lotaram o Centro de Eventos Barros Cassal, onde foi realizada a assembleia geral de avaliação do movimento. A travessia do Túnel da Conceição foi um momento emblemático da caminhada, relatado como de muita emoção.
Mobilizada, a categoria segue em busca da abertura de negociações da data-base 2025, com ações nos locais de trabalho, e assembleias gerais periódicas: a do dia 25/03 deliberou greve por tempo indeterminado a partir do dia 1º de abril; e a de 02/04 avaliou o movimento. Também foram realizados: Ato público na SMAP, “Negociação já!”; caminhada até o CAM, conversando com a população; Vigília e Ato Público no CAM, “Negociação já!”; almoço no Paço Municipal; e caminhada do Paço até a assembleia geral, do dia 02/04. Entre os vários pontos da Pauta de Reivindicações dos Municipários, disponível em bit.ly/3Yc5ZWj, está a reposição dos 33,40% de perdas acumuladas.
Vitória | Judiciário reconhece direito de associados da Astec a juros e correção monetária sobre parcelamento indevido de salários durante governo Marchezan

Em fevereiro último, a Astec obteve judicialmente uma vitória para reconhecer o direito dos servidores ao pagamento de indenização por danos materiais, consistentes nos valores devidos a título de juros e de correção monetária decorrente do parcelamento da remuneração praticada indevidamente pelo Município de Porto Alegre, no período da gestão do prefeito Nelson Marchezan. A decisão alcança todos aqueles associados da Astec que já estavam vinculados à associação em fevereiro de 2019, data da distribuição da ação.
Ainda se aguarda o trânsito em julgado da decisão, uma vez que a Sentença deve ser submetida ao Tribunal de Justiça em grau de recurso. Caso seja mantida a Sentença de procedência, a Astec adotará as medidas cabíveis para que seus associados recebam o crédito o mais brevemente possível.
As informações foram prestadas pelo advogado Lucas Abal Dias, do escritório Direito Social, assessoria jurídica conveniada à Astec, que acompanha a tramitação da ação judicial.
Luta para manutenção do DMAE público entra em nova etapa. Câmara de Vereadores aprova alterações que abrem caminho para a privatização do Departamento.

Astec mobilizada em favor da água e saneamento públicos | Fotos: Ruvana De Carli/CarliCom/Astec
Em uma longa e exaustiva sessão plenária, a Câmara de Vereadores aprovou, por 23 votos a 12, o Projeto de Lei do Executivo (PLE) nº 003/2025, na tarde de 03/02/25. Entre outras alterações, o PLE transforma o Conselho Deliberativo do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) em Conselho Consultivo. Na prática, essa mudança de status do Conselho abre caminho para a privatização/parceirização do Departamento, o que inaugura uma nova etapa de mobilização e organização da população e entidades pela manutenção da água e do saneamento como bens públicos, uma vez que o PLE nº 003/2025 termina com o controle social sobre o órgão na medida em que retira da composição do Conselho entidades como União das Associações de Moradores de Porto Alegre (Uampa), que congrega associações representativas de cerca de uma centena de bairros da capital, e o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), que representa os servidores públicos da prefeitura.
A Astec acompanhou a votação, manifestando-se, mais uma vez, nas galerias da Câmara Municipal, em protesto ao projeto, juntamente com colegas municipários e integrantes do Simpa-Cores-DMAE.
O projeto do prefeito Sebastião Melo já esteve em plenário no dia 23 de janeiro, mas, na oportunidade, a tramitação foi barrada por uma liminar obtida pela vereadora Natasha Ferreira, líder do PT. A medida, entretanto, foi revogada em 31/01/25, por decisão assinada pelo desembargador Eduardo Delgado, da 3ª Câmara Cível do TJ-RS.
Câmara de Vereadores altera composição do Conselho Municipal de Meio Ambiente

Representantes da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo da Astec, presentes à plenária, contra as alterações da licença-prêmio | Fotos: Júlia Lanz/Simpa
O Projeto de Lei Complementar do Executivo (PLCE) nº 018/24, que restringe a participação social no Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), foi aprovado por 21 votos a favor e 12 contra, na sessão plenária de 17/02/25, na Câmara de Vereadores. Pelo PLCE, a composição do conselho passa a ser de 24 membros, sendo 12 indicados pelo prefeito.
O governo Melo e sua base na Câmara foram insensíveis aos argumentos da oposição de que essa restrição é um desserviço para a cidade.
Enchente | Profissionais que defendem conhecimento técnico recebem apoio

Compuseram a mesa do evento: eng. Paulo Robinson da Silva Samuel, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS); eng. Carlos Adolfo Bernd, ex-diretor de Obras e de Projetos do DEP e diretor Financeiro da Astec; eng. Luís Ferrari Borba, presidente da Associação de Servidores do DEMHAB e diretor de Relações Trabalhistas e Sindicais da Astec (moderador); arq. e urb. Hermes Puricelli, conselheiro Fiscal do SAERGS; eng. Nanci Giugno, conselheira Consultiva do Senge-RS; e arq. e urb. Newton Burmeister, integrante do Conselho Consultivo da FNA | Foto: Silvia Fernandes / Simpa
Em 02/09, a Astec integrou evento de lançamento de nota de desagravo aos profissionais técnicos que firmaram a “Manifestação aos porto-alegrenses sobre o Sistema de Proteção contra Inundações de Porto Alegre”. Em formato híbrido – presencial, no Auditório da ADUFRG, e on-line, com transmissão da Astec pela plataforma Zoom e pela Rede Soberania – o evento teve moderação do engenheiro Luís Ferrari Borba, presidente da Associação de Servidores do DEMHAB e diretor de Relações Trabalhistas e Sindicais da Astec.
Borba lembrou que a “Manifestação aos porto-alegrenses sobre o Sistema de Proteção contra Inundações de Porto Alegre” conta com mais de 400 assinaturas de técnicos, entre engenheiros, arquitetos e urbanistas, geólogos, geógrafos, hidrólogos e demais profissionais, que tiveram suas sugestões de enfrentamento a enchente de maio último ignoradas pelo prefeito Sebastião Melo. Além disso, todos os signatários do documento passaram a sofrer tentativas públicas de desqualificação, o que deu causa à nota de desagravo, que passou a ser lida pelo moderador. O documento está disponível em disponível no link astecpmpa.com.br/enchente-2024/.
Queimadas no Brasil | Astec apoia Carta Aberta da Abes-RS
Preocupada com as queimadas que atingem grande parte do território brasileiro, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) lançou, em 12 de setembro de 2024, carta aberta às autoridades e à sociedade. O documento oferece apoio técnico e científico para colaborar com a adoção de medidas concretas e sustentáveis em prol da segurança hídrica e climática do País.
Em plena concordância com o teor da declaração e partilhando das mesmas preocupações, a Astec divulgou a carta aberta, que está disponível no link bit.ly/3E9fnTN.
CMDUA | Entidades divulgam nota sobre Conselho Municipal do Plano Diretor e consulta pública

Em 19 de março, a Astec divulgou nota conjunta emitida por entidades que acompanham e demonstraram, à época, preocupação quanto à pouca antecedência da divulgação de consulta pública sobre a Operação Urbana Consorciada (OUC), bem como da situação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). A consulta pública.
Além da Astec, firmaram a nota: Cidadania e Direitos Humanos (ACESSO); Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB); Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU); Sociedade de Economia do RS (SOCECONRS); Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (InGa); e Associação Gaúcha de Proteção do Ambiente Natural (AGAPAN).
O documento está disponível, na íntegra, no link: https://bit.ly/3E3nHVb.
Decisão judicial anula eleição para o Conselho do Plano Diretor e todas as decisões tomadas pela instituição desde a sua posse

Entidades signatárias da ação contra o edital nº 006/2023 para eleições do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (CMDUA) divulgaram, em 20/02/2025, Nota Pública. O documento saúda decisão da 4ª vara da Fazenda do Foro Central de Porto Alegre que publicou sentença sobre o processo relativo à ação ordinária de denúncia de irregularidades identificadas no edital em questão e no processo eleitoral do Conselho. As irregularidades apontadas são devidas à participação, no processo, de entidades sem relação com o planejamento urbano. A decisão anula, também todas as decisões tomadas pelo CMDUA desde aposse dos novos integrantes, em abril de 2024.
Além da Astec, firmaram a ação: o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS); a Acesso – Cidadania e Direitos Humanos; o Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU); e a Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (Socecon-RS).
A Nota Pública afirma que “as entidades e movimentos populares comprometidos com o direito à cidade e à democracia na capital celebram a decisão e confiam que o Poder Judiciário confirmará o teor da sentença, reestabelecendo a ordem urbanística em Porto Alegre.” Confira a nota na íntegra no link https://bit.ly/42oLVm7.
Previmpa: Conselheiros deliberativos tomaram posse

Conselho Deliberativo substituiu Conselho de Administração | Fotos: Ruvana De Carli/CarliCom/Astec
A três dias de completar meio ano sem o funcionamento do Conselho de Administração, ocorreu, em 1º de outubro, a posse dos novos conselheiros deliberativos, em cerimônia conduzida pelo diretor-presidente do Previmpa, Fabiano Prates Behlke. Foram empossados os oito conselheiros eleitos pelos servidores, quatro titulares e seus respectivos suplentes – Adelto Rohr/Juliano Cardoso Lapolli, Edmilson Todeschini/Marguerita Ramon de Bernardes, Luís Ferrari Borba/Marcia Rosi Apolo Ferreira e Thiago Bandeira Requiel/Sandra Keskinof – e os oito indicados do Poder Executivo, também quatro titulares e quatro suplentes – Rodrigo Sartori Fantinel/Gabriela Odorissi Ceron, Heleno Baptista Franken/Gabriela de Faveri Lumertz, Adriana dos Santos Caieron/Carolina Costa Ferreira e José Fabiano Rossi/Renan da Silva Aguiar.
A Lei Complementar Municipal nº 1.007/2024 extinguiu o antigo Conselho de Administração e criou o seu substituto, denominado Conselho Deliberativo, sem conferir sobrevida àquele por um período de transição. O novo Conselho teve seus poderes reduzidos sem ouvir os segurados e sem considerar o parecer do Conselho anterior.
O maior dos retrocessos legislativos foi a obrigação de eleger a presidência dentre os conselheiros indicados pelo governo, que terá voto de qualidade nas votações.
Logo após a cerimônia de posse, valendo-se de tal disposição legal, a seleção da Mesa do Conselho resultou na eleição de Rodrigo Fantinel para presidente e de José Fabiano Rossi para vice. Aos eleitos foi designada a Secretaria, que ficou com Adelto Rohr.
Associados da Astec participam do 12º Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental
O 12º Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, que ocorreu entre os dias 04 e 06 de novembro, no Salão Nobre do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, abordou a temática Desafios e soluções ambientais na adequação aos critérios ESG. O evento contou com a participação de dez associados que venceram o sorteio realizado pela Astec e ganharam inscrições para participarem do simpósio. A realização é da entidade parceira da Astec, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Secção RS (Abes-RS), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS) e a Universidade Federal do RS (UFRGS).

Conselho Deliberativo substituiu Conselho de Administração | Fotos: Ruvana De Carli/CarliCom/Astec
Os associados contemplados foram: arq. Gislaine Lopes Menezes, biol. Soraya Ribeiro, engª civil Luciana Sawaria, eng. civil Fábio De Angelis, eng. agron. Alexandre Panerai Pereira, eng. Enio Ricardo Dorvil Coelho, profª Rosa Maris Rosado, eng. Hélio Malz, eng. Deri Calvete da Rocha e eng. Daniela dos Santos Senff.
Festa de 30 anos da Astec | Muita alegria e homenagens pela valorização profissional

Associados aposentados entre julho de 2023 e junho de 2024 foram agraciados com um troféu em reconhecimento pelos serviços prestados à cidade | Fotos: Diego Menezes/Smile Digital Entretenimentos/Astec
Aconchego, carinho e muita alegria pelo reencontro de colegas e amigos para confraternizar, reconhecer e homenagear os associados que se aposentaram no período de julho de 2023 a junho de 2024, pelos serviços prestados ao município ao longo de suas carreiras. As 14 diretorias da Astec que se sucederam durante os 30 anos de existência da entidade também foram prestigiadas com a entrega de um mimo aos representantes de cada gestão, que se fizeram presentes na festa que comemorou os 30 anos da Astec, na noite da sexta-feira, 18 de outubro, no Panorama Gastronômico, Restaurante da PUC-RS.

Enf. Lurdes Tura e RP Rita Becco conduziram a cerimônia de homenagem aos aposentados

Eduardo Lange e Adriane Soares, funcionários da secretaria da Astec, anunciaram os representantes de gestões anteriores que foram homenageados pelo trabalho dedicado à valorização dos técnicos científicos
Na oportunidade, também foram homenageados os servidores públicos, pela sua data comemorativa, que transcorreu no dia 28 de outubro, e as 14 diretorias Executivas e conselhos Deliberativo e Fiscal da Astec, que conduziram a entidade desde 1994. Os funcionários da secretaria da Astec, Eduardo Lange e Adriane Soares chamaram ao palco os representantes das gestões que receberam uma agenda personalizada, como mimo em reconhecimento pela dedicação às causas dos profissionais de nível superior do município e aos servidores em geral, ao longo das três décadas de existência da associação.
Representantes de cada período de gestão da Astec


Representantes das diretorias da Astec receberam um mimo, em agradecimento pela dedicação às lutas em prol da valorização dos profissionais de nível superior, em particular, e dos municipários, em geral.
Os convidados foram recepcionados com um coquetel e, após às 21h, iniciou-se a cerimônia de homenagens, conduzida pela diretora de Relações com Aposentados e Pensionistas, enf. Lurdes Tura, e a Relações Públicas Rita Becco. com a apresentação da Diretoria Executiva 2023/2024: eng. agron. Irineu Foschiera, presidente; adv. Edmilson Todeschini, vice-presidente; psic. Elaine Silveira, dir. Administrativa; eng. Carlos Bernd, dir. Financeiro; eng. Luís Ferrari Borba, dir. de Relações Trabalhistas e Sindicais; bibl. Carmem von Hoonholtz, dir. Cultural; além da enf. Lurdes Tura. Também participaram da abertura os presidentes do Conselho Deliberativo, jorn. Adroaldo Bauer Corrêa, e do Conselho Fiscal, adm. Margareta Baumgarten.
Em breve manifestação, o presidente da Astec, gestão 2023-2024, eng. agron. Irineu Foschiera, saudou os presentes e lembrou a trajetória e a importância da associação nas lutas pela valorização dos profissionais de nível superior, dos municipários em geral e de suas entidades, além de destacar os planos para o futuro.

“Encontram-se conosco as diretorias que construíram a história da associação desde a sua fundação para que, juntos, além de relembrarmos a trajetória, possamos continuar construindo e ampliando essa bela história. E que sirva de incentivo, especialmente aos mais jovens, para que fortaleçam o associativismo e as lutas coletivas. Comprovamos nessa trajetória que se individualmente somos fracos, juntos somos muito fortes”, afirmou o presidente da Astec.
Presidente da Astec, gestão 2023-2024, eng. agron. Irineu Foschiera

Administrador Almir Loreto Fialho - Licenciado em Ciências pela Faculdade Porto-Alegrense de Ciências Contábeis e Administrativas (Fapa), em 1988, e bacharel em administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1997, ingressou na prefeitura em agosto de 1982. Atuou nas secretarias municipais dos Transportes, do Governo Municipal, da Industria e Comércio, do Meio Ambiente, da Educação, Obras e Infraestrutura (SMOI) e no Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE). Aposentou-se em janeiro de 2024, como servidor da SMOI.
Adm. Almir Loreto Fialho recebe a homenagem das mãos do presidente da Astec, gestão 2023-2024, eng. agron. Irineu Foschiera

Engenheiro Civil Augusto Renato Ribeiro Damiani - Engenheiro civil, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1988; Mestre em Engenharia Civil / Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, pelo Instituto de Pesquisas Hidrológicas da UFRGS, em 1991. Ingressou na prefeitura em 11 de outubro de 1991, onde atuou no Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), no Gabinete do Prefeito e na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMOI). Aposentou-se, em 1º de fevereiro deste ano, na SMOI, destacando-se pelo intenso trabalho de denúncia sobre a falta de manutenção do sistema de proteção contra as cheias de Porto Alegre.
O diretor Financeiro, eng. civil Carlos Bernd, entregou a homenagem ao eng. civil Augusto Renato Ribeiro Damiani

Administrador Eros Miguel Sadowoy Martins - Graduado em Administração de Empresas, com habilitação em Comércio Exterior, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em 1985, e especialização em Gestão em Saúde pública, pela Faculdade de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2001. Ingressou na prefeitura em 05 de setembro de 1994, atuando na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), órgão no qual se aposentou, em 1º de novembro de 2023, na SMS. No biênio 2005-2006, presidiu a Astec.
O adm. Eros Miguel Sadowoy Martins recebeu o troféu das mãos do vice-presidente da Astec, adv. Edmilson Todeschini

Assistente Social Evandra Borges Dias da Rosa - Assistente Social, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 2003. Ingressou na prefeitura em 08 de agosto de 1990. Atuou no Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) e na Fundação de Assistência Social de Cidadania (FASC). Aposentou-se em 1º de dezembro de 2022, na FASC.
A diretora Administrativa, psic. Elaine Silveira, entregou a homenagem à assist. soc. Evandra Borges Dias da Rosa

Químico Fernando Carlos Willrich - Químico Industrial, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1987, e Bacharel em Química, também pela UFRGS, em 1983. Ingressou na prefeitura em março de 2000. Aposentou-se, em janeiro deste ano, após 24 anos de trabalho no Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE).
O troféu do quím. Fernando Carlos Willrich foi entregue pela diretora Cultural, bibl. Carmem Lapolli von Hoonholtz

Engenheiro Civil Hélio Maltz - Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1989, e em Administração de Empresas, também pela UFRGS, em 1997. Especializações em Gestão Ambiental com ênfase em produção mais limpa, pela UFRGS, no ano 2000, e Controladoria Estratégica de Gestão, pela Faculdade Porto-Alegrense, em 2005. Ingressou na prefeitura, em 30 de julho de 1992, atuando no Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) e na Câmara Municipal de Porto Alegre. Aposentou-se em 1º de março de 2024.
O diretor de Relações Trabalhistas e Sindicais, eng. civil Luís Ferrari Borba, entregou a homenagem ao eng. civil Hélio Maltz

Terapeuta Ocupacional Iarema Jenisch Mendonça - Terapeuta Ocupacional, graduada pela Faculdade de Ciências da Saúde, em 1988, e licenciada em Artes Visuais – bacharel em Cerâmica. Ingressou na prefeitura em 14 de julho do ano 2000, atuando na Ffundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) e na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Aposentou-se, em 1º de dezembro de 2023, na SMS.
A ter. ocup. Iarema Jenisch Mendonça recebeu a homenagem das mãos da diretora Administrativa, psic. Elaine Silveira

Psicólogo José Mário D Avila Neves - Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1987; especialista em Psicologia Organizacional do Trabalho, pelo Conselho Federal de Psicologia, em 1989; Mestre em Psicologia Social e Institucional, pela UFRGS, no ano 2000; e Doutor em Psicologia Social e Institucional, também pela UFRGS, em 2013. Ingressou na prefeitura, em maio de 1989, atuando na Secretaria Municipal da Administração (SMA) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Aposentou-se, em 1º de fevereiro de 2024, na SMS.
A diretora Administrativa, psic. Elaine Silveira, entregou a homenagem ao psic. José Mário D Avila Neves

Nutricionista Luciane Busato do Amaral - Graduada em Nutrição pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura (IMEC), em 1986, com especializações em Alimentos e Tecnologia (IMEC),1997; Gestão Pública, pelo Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios (IBGEN), 2008; e Alimentação Coletiva, pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), 2011. Ingressou na prefeitura, em 25 de abril de 1996, onde atuou na Unidade de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SMED), na Unidade de Saúde Panorama, no Hospital de Pronto Socorro e no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Aposentou-se em 1º de novembro de 2023.
A diretora Cultural, bibl. Carmem Lapolli von Hoonholtz, entregou a homenagem à nutr. Luciane Busato do Amaral

Assistente Social Maria Cristina Santos da Silva - Graduada em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em 1991, com especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição (FAFIMC), em 1998, e pós-graduada em Trabalho Social em Grupo Social com Famílias, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 2011. Ingressou na prefeitura, em julho de 1993, no Projeto Jovem Cidadão, da Fundação de Assistência Social e Cidadania, e como servidora pública, em março de 1995. Aposentou-se, em 1º de março de 2024, após 31 anos de atuação na FASC.
O presidente da Astec, eng. agron. Irineu Foschiera, entregou o troféu para a assist. soc. Maria Cristina Santos da Silva

Farmacêutica Marlene Casagranda - Farmacêutica e Bioquímica, graduada pela Universidade Federal de Santa Maria, em 1978, ingressou na prefeitura em 19 de julho de 1999. Atuou por 23 anos no Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) e aposentou-se em 1º de agosto de 2022.
A farm. Marlene Casagranda recebeu o troféu das mãos do diretor de Relações Trabalhistas e Sindicais, eng. civil Luís Ferrari Borba

Engenheiro Civil Maturino Rabello Júnior - Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 1985, com especialização em Saneamento Básico pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em 1992. Ingressou na prefeitura em 10 de dezembro de 1990. Atuou no Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) e aposentou-se em 1º de julho de 2023.
O diretor Financeiro, eng. civil Carlos Bernd, entregou o troféu ao eng. civil Maturino Rabello Júnior

Administrador Paulo Luís Heinen - Bacharel em Administração, graduado pela Faculdade Porto-Alegrense de Ciências Contábeis e Administrativas (FAPA), em 1993, e bacharel em Ciências Contábeis pelas Faculdades Uniasselvi, em 2014. Especialista em Gestão em Saúde pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em setembro de 2001, e em Gestão Pública pelo Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios (IBGEN-PMPA), em 2008. Ingressou na prefeitura, em agosto de 2008, atuando nas secretarias municipais da Educação; de Saúde; da Cultura; da Administração; e de Transparência e Controladoria. Atuou também no Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) e na Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC). Aposentou-se, em 1º de novembro de 2023, na Controladoria-Geral do município.
O adm. Paulo Luís Heinen recebeu a homenagem das mãos do vice-presidente da Astec, adv. Edmilson Todeschini

Engenheiro Civil Paulo Robinson da Silva Samuel - Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Engenharia Civil, 1984, e em Administração de Empresas, 1999. Especialista em Estruturas para Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em 1986; Mestre em Engenharia Civil, na área de Construção, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2011; Doutor em Minas, Metalúrgica e Materiais, na área de Tecnologia Mineral, Ambiental e Metalurgia Extrativa, pela UFRGS, em 2023. Ingressou na prefeitura, em 03 de setembro de 1993, atuando como responsável pelo serviço de distribuição de águas, como diretor de Planejamento e como engenheiro da Coordenação de Obras do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), no qual se aposentou em 31 de janeiro de 2024.
O diretor de Relações Trabalhistas e Sindicais, eng. civil Luís Ferrari Borba, entregou a homenagem ao eng. civil Paulo Robinson da Silva Samuel

Administrador Pedro Aurélio Heffner - Administrador de Empresas, graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em 1992, ingressou na prefeitura em 29 de janeiro de 1998. Atuou na Secretaria Municipal de Administração (SMA), no Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), no Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) e na Secretaria Municipal da Fazenda, na qual se aposentou, em 1º de agosto de 2022.
O adm. Pedro Aurélio Heffner recebeu o troféu das mãos do diretor Financeiro, eng. civil Carlos Bernd

Professora Rosa Maris Rosado - Graduada em Biologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1989; Mestre em Ecologia (1999) e Doutora em Geografia (2009), ambos também pela UFRGS. Ingressou na prefeitura, em 1991, atuando no Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), na Secretaria Municipal de Educação, no Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU) e na secretaria Municipal da Saúde (SMS). Aposentou-se em 04 de março de 2024.
A RP Rita Becco entregou a homenagem à profª Rosa Maris Rosado
A festa propiciou reencontros felizes de colegas servidores de diferentes períodos da Secretaria Municipal da Saúde e do DMAE, momentos registrados para guardar entre as memórias afetivas de todos.


Colegas da SMS e do DMAE se reencontraram e registraram o momento
Além de um jantar com cardápio saboroso e variado, preparado pela equipe do Panorama Gastronômico, que recebeu muitos elogios, os convidados cantaram “Parabéns a você”, pelo Dia do Servidor Público e pelos 30 anos da Astec. Antes, porém, foram sorteados dois presentes. Um kit chimarrão, mimo oferecido pela conveniada Unimed, saiu para Arthur Maule, filho da associada adm. Íria Maria Pilatti Maule; e uma viagem com acompanhante à Pousada dos Capuchinhos e Filó Italiano, em Vila Flores, nos dias 14 e 15 de dezembro, gentileza da ClaudioTur e da Astec. O ganhador foi Leonardo Brunelli, esposo da associada adm. Maria da Graça Mello Brunelli.


Arthur Maule levou o kit chimarrão, mimo da conveniada Unimed; e Leonardo Brunelli ganhou viagem para a Pousada dos Capuchinhos e Filó Vila Flores, com acompanhante, oferta da ClaudioTur e Astec
No fundo do salão, todos puderam se divertir, durante a festa, com a Plataforma 360º para vídeos curtos e descontraídos e um totem para brincar com fotos à fantasia.
.jpg)
.jpg)
A pista de dança seguiu animada até a madrugada
Confira a galeria de fotos no link: https://bit.ly/41Tlg0F e baixe as que quiser guardar. Caso queira imprimir alguma, solicite a foto em alta resolução pelo whatsapp: (51) 99968-3567, com Ruvana, ou pelo e-mail: asteccomunicacao@gmail.com.
Cafés Temáticos abordam crise climática, violência de Estado e desafios das mulheres na vida pública
Quem disse que debate de temas densos, como crise climática, violência de Estado e desafios das mulheres na vida pública, não combinam com a alegria de reencontrar colegas e confraternizar? Os Cafés Temáticos da Astec comprovam que esses encontros, sempre acompanhados de lanches saborosos, preparados com cuidado e carinho, podem ser muito agradáveis e produtivos.
Participe desses eventos gratuitos que abordam uma grande diversidade de assuntos de interesse de todos. Aguarde o próximo. Mas, não esqueça: como as vagas são limitadas, é preciso reservar a sua vaga.

10º Café Temático: o tema Os Desafios da Mulher na Vida Pública reuniu uma plateia de mulheres e homens com as convidadas Fernanda Melchionna, dep. federal (PSOL), Sofia Cavedon, dep. estadual (PT), e Karen Santos, vereadora (PSOL), na mesa coordenada pela presidente da Astec, profª Carmen Padilha, em 21/03, no Auditório do Simpa. Evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, marcado pela associação de mais 23 mulheres à entidade, desde o início do ano, além de sorteio de livros e camisetas da Astec. | Foto: Ruvana De Carli/CarliCom/Astec

9º Café Temático: uma Roda de Conversa alusiva aos 60 anos do golpe civil-militar no Brasil foi realizada pela Astec em conjunto com o Instituto SIG de Psicanálise e Política, através do Coletivo Testemunho e Ação (TA), em 05 de novembro, com o apoio do Sindicato dos Municipários (Simpa), que cedeu seu Auditório para o evento, e da Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa). Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça, a DEScomemoração do Golpe de 1964 contou com testemunhos para refletir sobre a relação da violência de Estado e o serviço público. Participaram as integrantes do Coletivo TA, Heliete Karam, clínica do Trabalho e doutora em Psicologia Clínica, e Maria Luiza Castilhos F. Cruz, psicóloga, servidora aposentada e filha de preso político; além de Paulo de Tarso Carneiro, advogado, aposentado do Banco do Brasil e ex-preso político. Os depoimentos foram mediados pela diretora Administrativa da Astec, gestão 2023-2024, psic. Elaine Rosner Silveira, e entremeados por clássicos da música latino-americana dos anos 60, 70 e 80, executados pelos músicos Ricardo Pacheco e Marcelo Pimentel, que emocionaram a plateia. | Foto: Ruvana De Carli/CarliCom/Astec

8º Café Temático: no dia 18/09, a palestra “Enchentes, secas e ciclones: o mundo que estamos criando”, com o biólogo, arquiteto e especialista em Análise de Impactos Ambientais Francisco Milanez, tratou da importância de manter áreas de preservação ambiental – encostas de morro que fazem infiltrar a água da chuva, matas ciliares que funcionam como um coador, áreas de várzeas que retém a água quando há enchente e banhados que produzem oxigênio – para resguardar o equilíbrio do ecossistema e assim evitar fenômenos climáticos intensos. A palestra, que propiciou um entusiasmado debate entre os presentes, foi também uma oportunidade de confraternização. | Foto: Ruvana De Carli/CarliCom/Astec
Aiamu completa 62 anos

A Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (Aiamu) celebrou, em 25 de março, 62 anos de atividades, com um almoço comemorativo. A Astec foi representada no evento por sua diretora Cultural, bibl. Carmem von Hoonholtz, que cumprimentou a entidade aniversariante, na pessoa de seu presidente, cont. Johnny Bertoletti Racic.
Cont. Johnny Bertoletti Racic, presidente da Aiamu, e bibl. Carmem von Hoonholtz, diretora Cultura da Astec | Foto: Larry Silva/Aiamu
Homens e Mulheres Exponenciais: transformando para o sucesso

Homens e Mulheres Exponenciais: transformando para o sucesso foi um evento que ocorreu no dia 27 de março último, no auditório do Office Pontal, na Zona Sul de Porto Alegre, promovido pela BrokiDELPHI Educação e Negócios, com o propósito de conectar pessoas que querem acelerar seus negócios e prosperar como empreendedores, líderes e gestores.
A Astec disponibilizou dois ingressos para sorteio entre seus associados. As ganhadoras foram as administradoras Margareta Baumgarten e Dione Borges.
O objetivo foi levar conhecimentos proativos e interagir para que as relações interpessoais possam oferecer crescimento para a sua gestão, acelerando o seu negócio empresarial, de forma humanizada e organizada, das finanças aos investimentos, do perfil comportamental à neurociência do protagonismo feminino e da mentalidade vencedora, tema abordado pela adm. Drª Ivania Backes, consultora empresarial do Sebrae-RS.
Adm. Dione Borges; biol. Isabel Junqueira, diretora Administrativa da Astec; adm. Vera Broki, CEO da BrokiDELPHI; adm. Margareta Baumgarten, todas associadas da Astec | Foto: @vencerhub/@rafaelberthes
Também foram palestrantes no evento: Alê Fraga, empresária e comunicadora; Eliane Miranda, pedagoga empresarial e Master Business Administration em Gestão de Pessoas; Simone de Freitas. Bel. Em Ciências Contábeis e MBA em Gestão Financeira; Jamille Marcon, empresária, administradora e educadora; e Alex Machado, graduado em Administração, professor e educador financeiro, que trouxe muitos conteúdos técnicos para o Planejamento Financeiro, além de recursos e ferramentas para planejamento estratégico e processos de gestão.
1º Encontro Gestão em Focos Associativos – Unimed
.jpeg)
No último dia 24 de março, as diretoras Administrativa, biol. Isabel Junqueira, e Cultural, bibl. Carmem von Hoonholtz, participaram do 1º Encontro Gestão em Foco, realizado pela Unimed-RS. Na oportunidade, a empresa apresentou produtos de seu portfólio de saúde que, em breve, estarão à disposição dos associados da Astec que tiverem interesse em aderir.
1º Encontro Gestão em Focos Associativos – Unimed
No último dia 24 de março, as diretoras Administrativa, biol. Isabel Junqueira, e Cultural, bibl. Carmem von Hoonholtz, participaram do 1º Encontro Gestão em Foco, realizado pela Unimed-RS. Na oportunidade, a empresa apresentou produtos de seu portfólio de saúde e outros que, em breve, estarão à disposição dos associados da Astec que tiverem interesse em aderir.
Thais Pires, consultora de Relacionamento Empresarial da Unimed, bibl. Carmem von Hoonholtz, diretora Cultural, e biol. Isabel Cristina Junqueira, diretora Administrativa, ambas da Astec
AÇÃO SOCIAL
Astec destina mais de 30 quilos de tampinhas para o Educandário São João Batista

Antônio José Gutierrez Calzadilla, funcionário do ESJB; Carlos Bernd, diretor Financeiro da Astec; Alexandre Panerai, eng. agron. SMSUrb, associado da Astec; José Ronaldo Leite Silva e Priscila Gauto, respectivamente, presidente voluntário e relações públicas do Educandário | Fotos: Ruvana De Carli/CarliCom/Astec
Em 28 de janeiro, a Astec entregou mais de 30 quilos de tampinhas plásticas para o Educandário São João Batista (ESJB), que oferece atendimento multidisciplinar de saúde e educação para crianças e jovens até 21 anos de idade, portadores de deficiências múltiplas, na Zona Sul de Porto Alegre. A maior parte do material doado pelos associados foi arrecadada pelo eng. agron. da SMSurb, Alexandre Panerai. Juntamente com sua esposa, Alana R. da Silva Pereira, Panerai mobilizou cerca de 20 pessoas ligadas à Paróquia São José, no bairro Vila Nova, e coletou garrafões cheios de tampinhas, que rendem recursos essenciais para o custeio de despesas da instituição.
Em 2024, o Tampinha Legal rendeu R$ 68.004,44 em recursos financeiros muito importantes para dar continuidade ao trabalho do Educandário.
Mas, atenção:
-
enxágue as tampinhas e lacres de alumínio antes de armazená-los;
-
armazene tampinhas e lacres em separado;
-
não misture blisters (embalagens de plástico e alumínio para comprimidos). Esse tipo de material não serve para recicladores porque não há compradores. Portanto, também não adianta colocá-lo no “lixo seco”. Em Porto Alegre, um local que recolhe e recicla blisters são as lojas das farmácias Droga Raia, que também recebe restos e embalagens de medicamentos. Destinar esse material corretamente é muito importante para preservar o meio ambiente.
Faça a sua parte. É simples, é bom para todo mundo e não custa nada.
1º Encontro Gestão em Focos Associativos – Unimed
No último dia 24 de março, as diretoras Administrativa, biol. Isabel Junqueira, e Cultural, bibl. Carmem von Hoonholtz, participaram do 1º Encontro Gestão em Foco, realizado pela Unimed-RS. Na oportunidade, a empresa apresentou produtos de seu portfólio de saúde e outros que, em breve, estarão à disposição dos associados da Astec que tiverem interesse em aderir.
Destine parte do seu IRPF devido ao Fundo da Criança e do Adolescente e Fundo do Idoso, diretamente na Declaração de Ajuste Anual, sem gastar nada
Destine parte do seu IRPF devido ao Fundo da Criança e do Adolescente e Fundo do Idoso, diretamente na Declaração de Ajuste Anual, sem gastar nada

Até 30 de maio, quando entregar a sua Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – modelo completo, você pode escolher onde serão aplicados até 6% do seu imposto devido, sem gastar nada a mais. As destinações são efetuadas por meio de recolhimento de DARF, que pode ser gerado/impresso no próprio programa do Imposto de Renda. As destinações são limitadas a 6% do imposto a pagar – divididos em 3% para o Fundo da Criança e do Adolescente e 3% para o Fundo da Pessoa Idosa do seu município.
Fale com o seu contador ou confira as instruções no link: bit.ly/43DbEIL.
Astec recebe Certificado de Parceria Social

José Ronaldo Leite Silva, presidente voluntário do Educandário São João Batista, entregou o certificado de Parceria Social 2024 à Astec, representada por Adriane Soares, da secretaria da entidade / Foto: Divulgação ESJB
O Educandário São João Batista (ESJB) conferiu Certificado de Parceria Social à Astec e demais entidades que contribuem com o funcionamento da instituição beneficente. A homenagem foi entregue pelo presidente voluntário do Educandário, José Ronaldo Leite Silva, para Adriane Soares, funcionária da secretaria da Astec, que representou a entidade na cerimônia realizada na sede do Educandário, em 24 de setembro de 2024.
A Astec é parceira do Educandário desde maio de 2018, quando firmou termo de cooperação para Ação Social ligada ao Programa Tampinha Legal. Desde então, a associação recolhe tampinhas de garrafas em PET e lacres de alumínio que são convertidos em recursos importantes para manter o ESJB. Há 85 anos, o centro de reabilitação do Educandário atende mais de 160 crianças e jovens até 21 anos de idade portadores de deficiências, na zona sul de Porto Alegre.
Bem-vindos novos associados da Astec!
A Astec saúda as novas associadas e novos associados que passam a integrar o quadro da entidade. Vocês são a força desta Associação! Sejam muito bem-vindas e bem-vindos!
In Memoriam


A enfermeira Maria de Fátima Pinho de Bem, aposentada da Secretaria Municipal da Saúde, faleceu em 14 de abril deste ano. Profissional que se envolveu ativamente na construção do SUS e, especialmente, na construção da Vigilância em Saúde do município de Porto Alegre, é reconhecida como exemplo de competência e comprometimento.

Luís Carlos Roveda de Oliveira, engenheiro, faleceu em 28 de janeiro de 2025. Aposentado pela SMURB, após atuar a maior parte da sua carreira na extinta Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), tinha na música uma grande paixão. Com os colegas de secretaria, Altivo e Carlos Orcil, além do amigo Sandro, formou, no início dos anos 2000, a banda Saudade que Ficou. Foram duas décadas dedicadas ao rock e às baladas dos anos 60 e 70.

A arquiteta Jussara Maria Tagliani Lopez faleceu no dia 11 de outubro de 2024. Na prefeitura, atuou durante toda a carreira na Secretaria do Planejamento Municipal (SPM).

Aposentado em 06 de setembro de 2016, o engenheiro agrônomo Carlos Augusto Fonseca de Mello faleceu no dia 07 de outubro de 2024. Atuava na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAM), e estava com 64 anos de idade.
.jpg)
O arquivista Laerte Campos de Oliveira faleceu em 04 de outubro de 2024, aos 74 anos. Trabalhou na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no Hospital de Pronto Socorro (HPS) e na Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Aposentou-se em 01/12/2014. Entre janeiro de 2013 e março de 2017, atuou como diretor-geral do Previmpa.

O engenheiro aposentado do Departamento Municipal de Habitação (DEHMAB), Joelci Fabris Cavedon, faleceu no último dia 25 de setembro de 2024.
Visite nosso site, www.astecpmpa.com.br, curta e compartilhe nas redes sociais.