Experimente o voluntariado

Alexandre Panerai Pereira
Eletrotécnico, engenheiro agrônomo e voluntário

O engenheiro agrônomo Alexandre Panerai Pereira ingressou na PMPA, em 1994, ainda como eletrotécnico, para atuar na Divisão de Iluminação Pública (DIP), na SMOV.  Com o incentivo da família, prestou vestibular na UFRGS e, de 2002 até 2010, foi graduando de Agronomia. Em 2011, prestou novo concurso na PMPA, sendo chamado em 2014, para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM). Atualmente, está lotado na equipe de manejo arbóreo (EMA) da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).


Desde a juventude, o eng. agrôn. Alexandre Panerai Pereira participou das pastorais da Igreja Católica, nas quais o trabalho voluntário é a concretização da espiritualidade.

Hoje, é líder da Pastoral da Criança – entidade social criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ligada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. Ela exercita práticas referentes à saúde, à alimentação, à educação, à cidadania e à espiritualidade de crianças que integram grupos humanos abaixo da linha da pobreza.

Panerai e a esposa Alana atuam na comunidade Santa Edwiges, que pertence à Paróquia São José, no bairro Vila Nova, onde atendem aproximadamente 40 famílias carentes. A Pastoral da Criança, organismo de ação social da CNBB, alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o "desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político" (Artigo 2º do Estatuto da Pastoral da Criança).


O trabalho voluntário é benéfico por muitos motivos: ajuda na aquisição de experiência e desenvolvimento de habilidades, promove o senso de utilidade e, de quebra, atualmente, valoriza o currículo profissional. 


Experimente o voluntariado. Você vai descobrir um mundo novo e recompensador!

Sessões Especiais | Revista da Astec  v. 21 n. 48 outubro 2021.