top of page
  • Foto do escritorAstec

Palavra do Presidente

As primeiras palavras deste e de qualquer texto escrito e de qualquer fala, nestes tempos, devem ser de respeito e solidariedade às famílias de mais de 130.000 brasileiros que perderam suas vidas nesta pandemia, vítimas da Covid-19. Portanto, iniciemos homenageando-os e aos seus familiares.


Eng. Civil Sérgio Luiz Brum

Presidente da Astec

Gestão 2019/2020




A vida segue, e desejamos que siga com saúde a todos os que nos leem, apesar do descaso de nossos governantes, apesar da continuidade dos ataques do prefeito Marchezan Júnior aos servidores, muitos deles verdadeiros heróis no combate à pandemia.


Esta revista, pela primeira vez, não circulará impressa devido às dificuldades na logística de distribuição e riscos de contágio, mas estará à disposição no nosso site para que possamos, no futuro, lembrar aos nossos netos as dificuldades pelas quais passamos em 2020.


Prosseguimos trabalhando em home office, diretoria, conselhos e funcionários, atendendo nossos associados, nos reunindo virtualmente com o auxílio dos aplicativos disponíveis, reagindo às agressões da administração municipal aos nossos direitos, nos âmbitos administrativo e jurídico, promovendo assembleias, participando de audiências públicas, nos comunicando com autoridades, especialmente vereadores, e com nossos colegas.


É verdade que a última festa de 2020 foi a comemoração do Dia Internacional da Mulher, realizada no dia 8 de março, e que felizmente não contagiou ninguém. Nosso aniversário de 26 anos, comemoramos no dia 9 de junho, com um pequeno discurso transmitido pelo site e Facebook, apenas para marcar a data. Esperamos que, em 2021, todos vacinados, possamos realizar uma grande festa para comemorarmos os 27 anos de nossa entidade.


Esperamos que você, em meio ao home office, sem a assessoria do lar, filhos em casa, assoberbado com as tarefas domésticas, como todos nós, ainda tenha um tempo para ler as excelentes matérias da nossa revista. Denúncias, opinião, comportamento na pandemia, notícias da Astec, boas-vindas aos novos associados, voluntariado, hobby, gastronomia e as novidades nos nossos convênios estão presentes nesta publicação.


Este último ano de mandato, mesmo prejudicado pela dificuldade de nos reunirmos, tem sido intenso em ações. Seguimos agora para os últimos quatro meses de 2020, ano de eleições para a Astec e para o município de Porto Alegre. Aproveitemos esse tempo para escolher, com muita responsabilidade, os nossos governantes. Responsabilidade, capacidade, criatividade, respeito e até mesmo compaixão serão atributos necessários aos eleitos.


Uma boa leitura e #SePuder, fique em casa!



  • whatsapp
  • Preto Ícone Facebook
  • Instagram
bottom of page