DUAS DÉCADAS DE HISTÓRIA

Revista da Astec faz 20 anos 

Nascida no último ano do século passado, a Revista da Astec completa 20 anos, nesta 47ª edição. São duas décadas presente em doze das treze gestões da Entidade, registrando as lutas, a produção profissional e intelectual dos técnicos de nível superior do município de Porto Alegre, bem como a trajetória da Associação.  

O primeiro número circulou em dezembro do ano 2000, como Jornal da Astec, e permaneceu nesse formato por 24 edições, até dezembro de 2008. Inicialmente com quatro páginas, a publicação foi sendo gradativamente ampliada e evoluiu muito, como mostra a linha do tempo, a seguir. 

Maio de 2009 – transformou-se na Revista da Astec, com 16 páginas;  

Julho de 2011 – além do formato impresso, a Revista passou a ser disponibilizada também no site da Astec, em formato pdf;  

Julho de 2013 – o periódico obteve registro internacional, o International Standard Serial Number, ISSN, na sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, 2317-6407. Com o código, o nome da Revista da Astec foi inserido nas bases de dados de diversas bibliotecas, repositórios e outras instituições ao redor do mundo. Leia mais sobre o ISSN da Revista da Astec, na Edição Nº 33 – Julho de 2015 - pág. 5

Dezembro de 2015 – a partir do número 37, a Revista passou a circular com 40 páginas; 

Setembro de 2019 – a Revista da Astec foi disponibilizada no site da Associação, em formato flip.  

Setembro de 2020 – para evitar a disseminação do coronavírus e enfrentar a necessidade de redução de custos, a Revista ganha formato digital e, atualmente, circula com duas edições ao ano. Para a versão digital, o ISSN está em andamento, no Centro Brasileiro do ISSN, vinculado ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

A história da Astec e dos servidores da Prefeitura de Porto Alegre

As páginas da Revista da Astec guardam a história dos servidores da Prefeitura da Capital, em especial, os episódios que marcaram a trajetória da Entidade que representa os técnicos de nível superior do município e suas relações nada fáceis com as sucessivas gestões de Porto Alegre.  

Manchetes sobre a gratificação de incentivos técnico (GIT) integral, a bimestralidade e a construção do Departamento Municipal de Previdência, o Previmpa, somaram-se a um sem número de notícias sobre mobilizações nas datas-base, negociações, ações judiciais e eventos organizados pela Associação, dentre outras matérias, reportagens e entrevistas. Confira, a seguir, as manchetes e o conteúdo de cada edição do Jornal e da Revista da Astec. 

abstract-surface-textures-white-concrete

Jornal da Astec – Nº 1 – Dezembro 2000 

  • Astec mobiliza técnicos de nível superior para maior participação na administração do município

  • As propostas da atual diretoria da Astec 

  • Os desafios dos técnicos de nível superior do município 

  • A previdência dos servidores municipais 

  • Eleições do Montepio estão indefinidas 

parceiro3.jpg