Palavra do presidente 

Eng. Agr. Irineu Foschiera 

Presidente da Astec 

Gestão 2021-2022 

UNIÃO, RESISTÊNCIA & LUTA 
 
Em meio à grave pandemia que nos forçou a mudar hábitos e após uma avalanche de ataques às conquistas e direitos dos trabalhadores e aposentados, estamos iniciando um novo ano. Assumimos a nova gestão 2021/2022 da Astec. O slogan UNIÃO, RESISTÊNCIA & LUTA indica que, se isolados somos fracos, unidos aglutinaremos forças para o enfrentamento dos desafios que teremos pela frente. Somos desafiados a estancar retrocessos que a conjuntura nos impõe, valorizar o conhecimento técnico direcionado à boa aplicação dos recursos e políticas públicas. 
 
O ano de 2021 marcará os 27 anos de existência da ASTEC, uma entidade que nasceu da necessidade de busca de valorização do corpo técnico da PMPA, cuja primeira grande conquista foi a incorporação da GIT e ao longo do tempo uma ferramenta de organização para melhores condições de trabalho e qualificação do serviço público. 
 
A Astec sempre procurou dialogar e colaborar com todas as gestões municipais, tendo sempre uma relação de alto nível de parceria, respeito e colaboração. Temos certeza de que assim será também com a nova administração que acaba de assumir a Prefeitura. A exceção foi a última gestão que se mostrou avessa ao diálogo e elegendo o Servidor como inimigo. 
 
Nesses 27 anos a Astec teve papel fundamental na organização dos técnicos de nível superior em várias frentes: divulgação de trabalhos técnicos-científicos através da Expotec; Seminários, homenagens ao Dia das Mulheres; ao Dia dos Aposentados; jantar de aniversário da Astec com homenagem aos técnicos que se aposentam ao longo do ano, dentre outros. Prosseguiremos nessa linha procurando sempre agregar mais colegas técnicos na busca do interesse coletivo. 
 
Continuaremos buscando por via judicial a reparação de danos causados às carreiras do funcionalismo, com destaque à reposição inflacionária negada pela gestão que finda. Já obtivemos decisão judicial proibindo o parcelamento salarial desde fevereiro de 2019. Outras ações estão em andamento e outras serão impetradas ainda em 2021. 
 
Este ano que inicia também marca os 20 anos da Revista da Astec, um periódico que traz notícias, opinião, cultura, gastronomia, hobby, turismo e artigos de associados. 
 
Nesta edição de nº 47 destaca-se o histórico de duas décadas da Revista, com as principais manchetes ao longo desses 20 anos, sua evolução, a inclusão no registro internacional International Standard Serial Number (ISSN), com presença nos sistemas das bibliotecas do mundo, as seções com importantes artigos técnicos, notícias, convênios, turismo, gastronomia e outros, com grande participação dos associados. Também apresentamos nesta edição matérias super atualizadas sobre vacinação, saúde, participação democrática, tecnologia e meio ambiente, além de gastronomia, hobby e voluntariado. 

 
Uma boa leitura e um bom ano a todos!